EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 16 de julho de 2013

EMATER AUXIULIA CRIAÇÃO DE COOPERATIVA DE APICULTORES EM DOM ELISEU


Iniciativa visa capacitar produtores para dobrar a produtividade de mel.

Apicultores do município de Dom Eliseu, no sudeste do Pará, se reuniram esta semana para discutir a criação de uma cooperativa dos trabalhadores. A coordenação do encontro busca capacitar os produtores para que consigam dobrar a produtividade de mel. Atividade vem crescendo e garante sustento de famílias na região. Para dobrar a produção, será necessário aprimorar a genética da abelha rainha. Um curso de capacitação de como realizar esse processo será oferecido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) a cerca de 40 trabalhadores das comunidades Alto Bonito, Vila Nazaré e Nova Esperança.

Para o técnico da Emater, Rogério Barbosa, um curso realizado em março deste ano teve aproveitamento máximo, com abordagem prática e teórica. “O produtor terá colmeias mais uniformes, uma colônia mais forte, maior captação de mel e, consequentemente, maior produtividade”, explica. As comunidades, que pertencem ao projeto Recuperação de Áreas Alteradas com Produção Integrada de Mel, receberam 160 colmeias e um hectare de sistema agroflorestal já implantado, além de todos os equipamentos para prática da atividade de apicultura.

Barbosa informa que a produtividade pode subir para 40 quilos de mel por ano com o trabalho que está sendo feito no município e tem boas expectativas de produção para 2013. "Estimamos que eles produzam quatro toneladas de mel este ano, quase o dobro do que o ano passado”, diz Rogério Barbosa. A criação da cooperativa de apicultores é vista como uma possibilidade de ampliação de produção, venda, lucro e mercado. Toda a produção será comercializada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio dos programas de Aquisição de Alimentos e Nacional de Merenda Escolar (Pnae).


Um comentário:

  1. Us povu daqui ja resoveru tudo, cruzo as abeia rainha com vagalume, ta naceno tudo com uma lanterninha e tão trabaiano dia e noite mais que o povo de são joao da liança.

    ResponderExcluir