EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 7 de julho de 2013

CONSELHO E SINDICATO DISCUTEM REDUÇÃO DA TARIFA DE ÔNIBUS EM MARABÁ


Movimento Passe Livre alega que a redução do preço da passagem deve ser imediata.


O prefeito de Marabá, João Salame, se reuniu no início da tarde de ontem, no auditório da Prefeitura, com o Conselho Municipal de Transportes, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul do Pará Sintrasul, empresas de ônibus que exploram o serviço de transporte público em Marabá e representantes do Movimento Passe Livre, para discutir a redução da tarifa do transporte e a retirada ou não das catracas dos ônibus. Foram abordados ainda outros assuntos, como acesso à planilha de custos, construção de paradas, melhoria no serviço e construção do terminal de integração.

Na discussão sobre a redução da tarifa, os representantes do Sintrasul se mostraram contrários a proposta, alegando que as empresas têm gastos, como manutenção da frota e as questões trabalhistas. Sidney Ferreira da Silva, presidente do Sintrasul e também vereador, estando à frente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Marabá, disse que o sindicato já está pleiteando aumento salarial e reajuste no valor da cesta básica que a categoria recebe.

O gerente da empresa Nassontur Turismo, Jair Pessoa Guimarães, também se mostrou contra a redução, justificando que as empresas vêm sofrendo perda de arrecadação. Para os representantes do Movimento Passe Livre, no entanto, a redução precisa ser imediata. Eles alegam que se governo vai desonerar tributos do setor, não justificativa mais manter a mesma tarifa, que hoje custa R$ 2,00. Os representantes do Movimento querem a redução para R$ 1,80.

O prefeito João Salame deixou claro que é favorável a redução e solicitou à Secretaria de Planejamento Seplan um levantamento da situação. Salame quer saber, ainda, quais os investimentos feitos e planejados pelas empresas. Ele observou que as empresas podem não estar faturando muito, mas também não estão tendo prejuízo. João Salame disse que, com a aprovação da desoneração pelo Senado, que deve acontecer ainda esta semana, ele vai ver de que forma pode conceder também desonerações de tributos municipais, para que a tarifa seja reduzida. "O importante é que gente encontre mecanismo que facilite a vida do cidadão. As reivindicações que estão sendo feitas são justas". Disse o gestor. Os encaminhamentos feitos serão definidos na próxima reunião, marcada para o dia 23 de julho, às 14 horas, no auditório da Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário