EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PROJETO PECUÁRIA VERDE REALIZA DIA DE CAMPO NA ZONA RURAL DE PARAGOMINAS


No evento será lançado também os manuais de Bem-estar Animal de autoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal.

Agricultores e produtores rurais de Paragominas e cidades vizinhas participam na manhã de hoje, na zona rural do município, de um dia de campo organizado pelo Projeto "Pecuária Verde". O investimento em qualificação de mão de obra nas fazendas do Pará é cada vez mais importante para se alcançar um futuro de pecuária sustentável. Informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostram que utilizar técnicas de manejo racional que minimizem o estresse do rebanho bovino pode aumentar em até R$ 100,00 o lucro do produtor por cada animal. 

No evento será lançado também os manuais de Bem-estar Animal de autoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO/UNESP). O Mapa financiou 50 mil exemplares destes manuais, voltados para os temas: Transporte, Vacinação, Embarque, Identificação e Bezerros ao Nascimento, com o intuito de incentivar a prática do manejo racional e melhorar a produtividade na pecuária. "O Bem-estar animal faz parte da sustentabilidade e é uma política dentro do Ministério, que trabalha com pontos focais em cada estado por meio de portarias", ressalta Andréa Parrilla, chefe da Divisão de Bovideocultura do Mapa (Depros/Mapa).

Segundo o especialista, a adequação das fazendas para a utilização dessa forma de manejo exige cuidados baseados em três elementos: instalações, pessoas e animais. "Ter instalações adequadas melhora o bem-estar do animal diminui os riscos de traumas ou escoriações nas carcaças. Em relação à infraestrutura, deve-se evitar espaços em que se formem cantos com ângulos de 90 grau, para evitar que eles se machuquem", explica Páscoa. 

O projeto Pecuária Verde é financiado pelo Fundo Vale e a Dow AgroSciences. Existente desde 2011, realiza experimentações em áreas piloto em seis fazendas no Pará, hoje consideradas modelo de sustentabilidade, com o apoio de especialistas em intensificação das pastagens e manejo racional do gado de instituições de pesquisa como Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Escola Superior de Agricultura (Esalq/USP).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário