EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 19 de julho de 2013

MARABÁ VAI REAJUSTAR SALÁRIOS DE SERVIDORES




Revisão será retroativa ao mês de maio e só depende de aprovação na Câmara de vereadores.

A prefeitura de Marabá anunciou ontem que irá reajustar, em 20,5%, os vencimentos das categorias que recebem salários menores da municipalidade. A decisão foi tomada pelo prefeito de Marabá, João Salame, após uma reunião realizada pela manhã com representantes do Sindicato dos Servidores (Servimar), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesp). Diante da aceitação da proposta, por parte das entidades trabalhistas, o reajuste só depende agora da aprovação da Câmara de Vereadores de Marabá. O reajuste será retroativo a maio, mês da data base.

Segundo nota oficial divulgada ontem pela assessoria da prefeitura, com relação aos trabalhadores na Educação, o Município já vinha pagando, desde o mês de junho, o reajuste referente ao Piso Nacional de Salários no valor de 7,97%%, no entanto, resta pagar os valores retroativos a 1º de janeiro. De acordo com o prefeito João Salame, a ideia é parcelar em duas vezes os valores, que seriam pagos nas folhas de agosto e setembro. A proposta vai ser apresentada à assembleia dos servidores e caso seja aprovada, receberá o aval do prefeito.  

Em relação aos demais servidores do Município, será dado reajuste de 6,5%, referentes a reposição das perdas inflacionárias, com efeito retroativo a 1º de maio. Servidores de nível médio e motoristas receberão ainda mais 14% de reajuste, a título de reposição das perdas acumuladas desde 2007. Segundo João Salame, houve avanços nas negociações e a postura de negociar de forma aberta com os sindicatos tem sido decisiva para garantir os acordos firmados até aqui. “Desde o início da gestão, estamos mostrando que, mesmo com todas as dificuldades, é possível pagar em dia e, agora, podemos cumprir a lei do Piso”, declarou o gestor.

Para José Edmilson, do Servimar, disse que o aumento acordado ainda não é o ideal, mas que está sendo aceito pelos servidores, em vista do momento de dificuldades financeiras que Marabá vive. Segundo Edmilson, categorias como DMTU e Guarda Municipal, além dos servidores de nível superior terão reajuste de 6,5%, enquanto os de nível médio, pessoal operacional, como operadores de máquinas pesadas e motoristas, entram na faixa dos 20,5%. Os sindicatos também conseguiram do prefeito a promessa de formar a comissão para propor o Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR). O não cumprimento da liminar importará à prefeitura o pagamento de multa diária no valor de cinco mil reais, que serão revertidos ao Fundo Estadual dos Direitos Difusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário