EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MARABÁ VAI INGRESSAR NO PROGRAMA FEDERAL "MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL"




Além da convocação de profissionais formados no exterior, o projeto prevê a criação de 11.447 vagas de cursos de Medicina, até 2026.
O prefeito de Marabá, João Salame Neto, foi recebido recentemente em Brasília pelo Ministro da Saúde, Eliseu Padilha. Na capital federal, Salame conheceu detalhes do Programa "Mais Médicos Para o Brasil", que tem como prioridade levar profissionais de saúde às periferias das grandes cidades, aos municípios do interior e àqueles mais distantes, principalmente do Norte e do Nordeste.

O Programa foi lançado ontem em Brasília pela presidente Dilma Roussef. Em Marabá, a saúde representa um verdadeiro gargalo a ser enfrentado pelo poder público. Em companhia do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o gestor de Marabá foi informado que há necessidade de, pelo menos, 13 mil médicos para atender aproximadamente 700 municípios de todo o Brasil que ainda não oferecem assistência médica adequada para seus moradores.

A previsão é que os novos médicos comecem a atuar já a partir do início do próximo mês de setembro. "A contratação imediata desses médicos vem ao encontro de nossas necessidades. Sem dúvida precisamos de mais médicos e Marabá está pronta para adequar-se às exigências do programa". Disse Salame ressaltando que o município está reformando centros de saúde, reabrindo o centro cirúrgico do HMM, retomando a construção da UPA e comprando novos equipamentos.

De acordo com a planilha do Programa, serão abertos dois editais: um para selecionar os municípios que querem receber profissionais e outro para que os profissionais brasileiros possam se inscrever e escolher a cidade para onde querem ir. Caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas por médicos brasileiros, o governo vai autorizar a contratação de estrangeiros.

Além da convocação de profissionais formados no exterior, o projeto prevê a criação de 11.447 vagas de cursos de Medicina, até 2026. Faculdades privadas de ensino abrirão 7.832 novas vagas, enquanto 3.615 novas vagas serão ofertadas nas instituições públicas. Vagas de residência também aumentarão de forma expressiva. Para participar do Programa Mais Médicos para o Brasil e receber os profissionais, os municípios terão que fazer o que Marabá já vem fazendo, ou seja, assumir o compromisso de acelerar os investimentos na construção ou reforma das unidades Básicas de Saúde. Já em relação aos incentivos para que os médicos brasileiros queiram atuar nesses locais, o Ministério da Saúde vai pagar um salário de R$ 10 mil por mês, por uma jornada semanal de 40 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário