EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 10 de julho de 2013

CARAVANA PRO PAZ REALIZOU MAIS DE MIL ATENDIMENTOS EM XINGUARA




Entre primeiras e segundas vias, foram emitidas 386 Carteiras de Identidade; 104 Carteiras de Trabalho e 137 CPFs.
A Caravana Pro Paz Cidadania realizou neste sábado (06) mais uma ação no sul do Pará, oferecendo emissão de documentos e atendimento jurídico gratuito à população de Xinguara. O município, que tem cerca de 50 mil habitantes, carrega no nome a junção dos dois principais rios da região, o Xingu e o Araguaia. Mais de mil atendimentos foram registrados, entre emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Certidão de Nascimento, além dos procedimentos jurídicos.

Os serviços foram concentrados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Xinguara. O pedreiro Aparecido Cândido Pereira, 34 anos, e sua esposa, Cristiane Borges, 22 anos, procuraram o local, logo pela manhã, para tirar a Carteira de Identidade da primeira filha do casal, Maria Heloísa, mas acabaram registrando o filho caçula, Luiz Otávio, de apenas um mês de vida. "Como Heloísa ainda tem um ano, não conseguimos tirar a Identidade (na Caravana, esse documento só pode ser emitido para quem já completou 16 anos). Em compensação, estamos registrando o Otávio", contou Cristiane.

Facilidade - Para ela, a facilidade oferecida à população para tirar ou renovar documentos foi surpreendente. "Ouvimos no rádio e decidimos vir, mas não esperávamos conseguir tão rápido. Essa facilidade nos surpreendeu, de poder fazer tudo num local. No final foi melhor do que pensávamos", acrescentou ela, enquanto era encaminhada pela equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) ao cartório de Xinguara, onde recebeu a certidão do filho.

Para atender a demanda da Caravana, o cartório do município fez plantão neste sábado, funcionando até as 13 horas, para que a população retirasse a Certidão de Nascimento no mesmo dia. Além do registro de Luiz Otávio, outras cinco primeiras vias foram encaminhadas ao cartório. Foram emitidas 49 Certidões de Nascimento. "Muita gente que tirou a certidão, não só a primeira, mas também a segunda via, aproveitou para voltar e tirar outros documentos, já com a nova certidão em mãos", disse Wilson Holanda, técnico da Seas.  

O rádio também foi o veículo que informou o aposentado Pedro André Santos, 66 anos, sobre a Caravana. Ele, que tirou a segunda via da Carteira de Identidade e do CPF, avisou a todos os vizinhos da chácara onde mora, a cerca de 60 km da sede de Xinguara. "Falei pra todo mundo vir, porque ter esses documentos é muito importante. Já vi alguns deles por aqui. Para conseguir dar entrada na aposentadoria foi um sacrifício, por causa da minha Identidade antiga, que já estava apagada", contou ele.

Benefícios - Entre primeiras e segundas vias, foram emitidas 386 Carteiras de Identidade; 104 Carteiras de Trabalho e 137 CPFs. Outras 272 pessoas foram beneficiadas com os serviços de fotografia, ofertado gratuitamente para a retirada dos documentos. A Defensoria Pública do Estado, responsável pelo atendimento jurídico, realizou 66 procedimentos. Xinguara foi o nono município visitado pela Caravana Pro Paz Cidadania nesta etapa pelo sul e sudeste do Pará, iniciada em junho.

A Caravana já passou por Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Redenção, Floresta do Araguaia, Bannach e Rio Maria. A partir desta segunda-feira (8), a ação acontecerá em São Félix do Xingu, onde os trabalhos serão realizados até a próxima quarta-feira (10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário