EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 31 de julho de 2013

EXCLUSIVO: JUIZ DE ULIANÓPOLIS DECRETOU A PRISÃO DE PISTOLEIRO DA FAMÍLIA RESENDE


Isaqueu Sousa, que se passava por mototaxista, é apontado como o homem que atirou e matou o nacional Valdênio a mando de Lindomar Resende.

Ao que tudo indica o cerco está se fechando para a família que se julga “proprietária” do município de Ulianópolis. O juiz Acrísio Tarja Figueiredo decretou esta semana a prisão preventiva do pistoleiro Isaqueu Silva Sousa, vulgo “Izaqueu mototaxista”. 

Ele é apontado como o homem que atirou e matou a vítima Valdênio, a mando de Lindomar Resende, filho do fazendeiro Davi Resende. A prisão foi decretada pelo magistrado a pedido da promotora de justiça Claudia Vitorino Gadelha porque Isaqueu sumiu de Ulianópolis e não compareceu a audiência marcada no dia 25 de julho, mesmo já tendo sido intimado.

Em seu pedido, a representante do MP argumentou que  Considerando que o denunciado Izaqueu se encontra em local incerto e não sabido, mesmo tendo sido regularmente intimado nos autos, o MP requer a decretação de sua prisão preventiva tendo em vista que o seu desaparecimento tem o condão de apenas obstacularizar a instrução criminal e assim prejudicar a aplicação da lei penal”.

O mandado de prisão já foi enviado para a Comarca da cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, onde Isaqueu estaria residindo. Segundo o inquérito policial que apurou o caso, presidido pelo delegado André Albuquerque, já falecido, Lindomar teria contratado os serviços de Isaqueu e Ceará, (já falecido), para eliminar a vítima Valdênio, que já teria participado diretamente de assassinatos praticados por Lindomar e Ceará, sendo que o mesmo “andava falando muito”.

Por outro lado, em seu depoimento prestado a justiça na semana passada, Lindomar Resende declarou que não foi o mandante da morte de Valdênio e que acredita que lhe imputaram a autoria do crime por conta da rixa entre as famílias Resende e Zavarize.

Leia abaixo o  depoimento de Lindomar Resende  e o despacho do juiz  Acrísio Figueiredo :

DELIBERAÇÃO e DECISÃO INTERLOCUTÓRIA

Defiro o pedido de juntada de certidões de antecedentes atualizadas. Defiro o pedido de reiteração do ofício de fl. 129.
Com a resposta deles, vista às partes para alegações finais escritas. Quanto ao pedido de prisão preventiva do denunciado IZAQUEU, corroboro com o entendimento ministerial de que
sua ausência denota tentativa do mesmo em obstacularizar a instrução criminal, prejudicando, principalmente, a
aplicação da lei penal.

Assim, decreto a prisão preventiva do denunciado IZAQUEU DA SILVA SOUSA. Expeça-se o
mandado de prisão n necessário.

TERMO DE AUDIÊNCIA

Ulianópolis, Estado do Pará, no Fórum local, na sala de audiências desta Comarca, onde se achavam presentes o Dr.ACRÍSIO TAJRA DE FIGUEIREDO , MM. Juiz de Direito Titular desta Comarca ,   e a Dra. CLAUDIA VITORINO GADELHA, Promotora de Justiça, comigo Secretário de Audiências, adiante declarado. Feito o pregão de praxe, presente   o denunciado LINDOMAR RESENDE SOARES , acompanhado   do Dr. WALTER DE ALMEIDA ARAÚJO
OAB-PA 1 3 . 905-A , ausente o réu revel, sendo representado pelo Dr. ADONAI OLIVEIRA FARIAS, Defensor Público,  presente a testemunha arrolada pela Defesa do réu Izaqueu , conduzida, n os autos   d o Processo nº 00 00 130 - 17 . 20 0 6 . 8. 14.0130 .

OITIVA DA TESTEMUNHA ARROLADA PEL A DEFESA DO DENUNCIADO IZAQUEU
1) ABDORAL SOARES DE MELO NETO (Natural de Codó -MA, convivente, agricultor, portador do RG n. 57188196-3 SSP-M A, residente e domiciliado a Av. Jatobá , n. 51 , Bairro Boa Vista , nesta) testemunha advertida, contraditada por se declarar amiga íntima do denunciado Izaqueu. Pela Defesa, nada foi oposto, tendo o Magistrado acolhido a contradita, passou-se a colher o depoimento da testemunha na condição de informante às perguntas da Defesa do
denunciado Izaqueu , respondeu: Que é amigo do denunciado Izaqueu; Que não é verdade que o Izaqueu assassinou a vítima; Que não sabe de nada do ocorrido; Que conhecia a vítima; Que a vítima era pedreiro; Que ela morava nesta cidade; Que o Izaqueu trabalhava como vaqueiro; Que conhece o denunciado Izaqueu há muito tempo; Que nunca ouviu falar dele envolvido com pistolagem; Que soube da morte da vítima; Que não soube e nem ouviu algo sobre a referida morte; Que não ouviu ninguém comentando se foi o Izaqueu quem teria assassinado a vítima; Que o denunciado mora no Maranhão; Que não conhece o e mataram em Açailândia-MA; Que por toda vida teve contato com o denunciado Izaqueu; Que nunca ouviu o referido denunciado envolvido com este tipo de crime. Dada a palavra à Defesa do denunciado Lindomar, às perguntas respondeu: Que o denunciado Izaqueu foi vítima de tentativa de homicídio; Que não sabe precisar o ano deste fato; Que acha que ele não vem na cidade com medo de ser morto; Que o Izaqueu já trabalhou com Geraldo Zavarise; Que não sabe dizer o motivo que fez com que o Izaqueu não trabalhasse para o Geraldo Zavarise; Que o denunciado Izaqueu trabalhou par ao Sr. Davi Resende há uns seis anos, na extração; Que nunca ouviu falar que o Sr. Izaqueu era pistoleiro do Davi Resende ou do Sr. Zavarise; Que o
denunciado trabalhou como moto-taxista nesta cidade; Que o denunciado Izaqueu não é uma pessoa violenta; Que ele não anda armado; Que nunca viu ele nem com um canivete na cintura; Que nunca ouviu comentários da participação do denunciado, ora presente, no assassinato da vítima; Que reside neste Município há 15 anos. Dada a palavra ao MP, às perguntas respondeu: Que não está lembrado do período em que o denunciado Izaqueu trabalhou para o Davi Resende; Que o denunciado Izaqueu não trabalhou como cabo eleitoral para o Sr. Davi Resende; que ele mexia com gado, com roça; Que nunca ouviu falar que o denunciado Izaqueu invadia terras; Que o
denunciado Izaqueu está morando na localidade de Centro dos Carneiros, no Município de Vitorino Freire-MA. Pelo Magistrado, nada foi perguntado. Instado a se manifestar sobre a testemunha não localizada, o Defensor desistiu de sua oitiva, tendo o Magistrado
homologado a desistência.


QUALIFICAÇÃO E INTERROGATÓRIO DO DENUNCIADO LINDORMAR RESENDE SOARES

Foi dado o prazo de 10 minutos para entrevista pessoal do denunciado com seu Defensor, o que foi utilizado.
NOME:   LINDOMAR RESENDE SOARES
DATA DE NASCIMENTO:   05/02/1977, com 36 anos de idade
FILIAÇÃO:   DAVI RESENDE SOARES e MARIA DE LOURDES GINELLI
ENDEREÇO:   RUA DOS IMIGRANTES, N. 245, BOA VISTA, NESTA
DOCUMENTOS:   SIM
GRAU DE INSTRUÇÃO:   ENSINO MÉDIO COMPLETO
ELEITOR:   SIM
PRESO OU PROCESSADO:   SIM, por ordem deste Juízo, não sabe em qual fase se encontra o processo.às perguntas respondeu: Que entendeu o que foi lido na denúncia; Que confirma
seu interrogatório constante às fls. 152/155 dos autos; Que o mantém na íntegra; Que ele é suficiente; Que não tem mais nada a alegar em sua defesa. Dada a palavra à Promotora de Justiça, às perguntas respondeu: Que não sabe dizer quem cometeu o crime; Que acha que foi lhe foi imputada autoria do crime por conta de rixa entre sua família e a família Zavarise.


13 comentários:

  1. Engraçado, isso parece brincadeira o pistoleiro preso e o mandante solto. É o mundo realmente jaz no maligno.

    ResponderExcluir
  2. junior silva souza sou parente do izaquel quero ele na cadeia31 de julho de 2013 às 19:12

    eita agora a cobra vai fumar como diz o ditado nê o tempo passa mais a vida não volta mais nê quem morreu não ressuscita mais não e agora o izaquel já virou um santo nê minha gente vai mais um pistoleiro para cadeia la já tem um bocado da família Resende e tem mais para ir ainda falta os mandantes nê porque os autores já estão quase todos la na jaula tao pensando que tirar a vida dos outros e igual tirar de um cachorro não e não viu e vem mais bombas por ai

    ResponderExcluir
  3. Se querem ser justos coloquem o depoimento do vereador vando tb

    ResponderExcluir
  4. Tentamos publicar o depoimento do vereador Vando, no entanto, o referido depoimento não está disponível no site do Tribunal de Justiça do Pará. Assim que a Secretaria da Comarca disponibilizar o depoimento publicaremos. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  5. vando 15.000 conte comigo31 de julho de 2013 às 21:25

    ola sr Evandro si você quiser eu tenho copia do meu depoimento eu digitalizo e mando para você postar no seu blog si postar ele e ser justo vou providenciar o mais rápido

    ResponderExcluir
  6. Sê a policia der uma busca nas fazendas do Davi Rezende sertamente vão encontrar o Pistoleiro Izaqueu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu pai nao esta escondido nao viu.
      ele so recebeu esse mantado de prisao pq a entimaçao chegou atrasada aqui no maranhao,
      mas ele nem foi e nem vai ser preso pq Deus é justo.
      Pra minha familia seu davi é um grande homem se ele ta envolvido em coisa errado meu pai isaqueu da silva sousa nao é culpado nao.

      Excluir
  7. Eu tb tenho o depoimento do vereador qual o endereço q mando mais só se quiser ser justo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode encaminhar para o email evandrocorrea.oliberal@gmail.com

      Excluir
  8. junior silva souza sou parente do izaquel quero ele na cadeia1 de agosto de 2013 às 11:29

    eita já avisarão ao meu tio que estava la em vitorino freire e ele já vazou na cacaia, não era pra ter publicado no blog não. vocês não guardão segredo das coisas agora já era ele já deve estar de Altamira pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teu tio é uma ova, esse cara que ta se passando por junior silva souza nao é parente se isaqueu da silva sousa eu sou a filha dele e esse cidadao nao é meu parente.

      Excluir
  9. esse junior da silva souza nao é parente de izaqueu da silva sousa eu sou filha dele e esse cara nao faz parte da minha familia ate o nome dele ele escreve errado isso é um fasante.
    tenho é pena de gente assim so Deus na causa.

    ResponderExcluir