EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

RAINHA DO QATAR IRÁ VISITAR ALDEIA INDIGENA NA ZONA RURAL DE PARAUAPEBAS


Comitiva da monarca Sheikha Mozah Nasser desembarcará no município no dia 17 de setembro.

Em reunião realizada esta semana na sede do Pro Paz, em Belém, representantes do Governo do Estado definiram a logística que será montada para receber a visita da Rainha do Qatar, Sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned, no dia 17 de setembro. A Rainha visitará escolas da Aldeia Djudjêko, que ficam localizadas na Zona Rural de Parauapebas, com o objetivo de conhecer a realidade da educação indígena no Estado.

A Rainha Sheikha Mozah também vai conhecer o programa Pacto pela Educação, da Seduc, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação no Pará. Participaram da reunião representantes da Casa Militar, Casa Civil, Seduc, Pro Paz, Cerimonial do Governo e Relações Internacionais do Governo Estadual. Na reunião foram tratados assuntos como o quantitativo de pessoas que acompanharão a visita de Sheikha Mozah no dia 17 de setembro, além de ser debatido o sistema de segurança que será montado para a visita de sua comitiva.

A Rainha Sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned vem ao Brasil para conhecer experiências na área da educação que atendem as comunidades e suas adversidades. Na Amazônia, o Pará será o único estado que vai receber a visita da Sheikha Mozah, que vai conhecer a experiência educacional desenvolvidas em uma comunidade indígena. Segundo a integrante do Comitê Gestor do Pro Paz, Izabela Jatene, essa é uma oportunidade do Governo do Estado apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas na área da educação indígena, além de apresentar outros projetos educacionais no Pará, como o Pacto pela Educação, que visa melhorar a educação pública do Estado. “Durante a visita vamos apresentar o trabalho desenvolvido na educação indígena.

Em agosto, tratamos de apresentar para a comitiva da Rainha Mozah, as ações realizadas junto às comunidades e eles ficaram muito satisfeitos com o que conheceram,” declarou Izabela, sobre a visita que a Comitiva da Sheikha Mozah realizou no dia 28 de agosto, quando conheceram as escolas indígenas da Etnia Xikrin, que atende as aldeias Kateté e Djudjekô. Atualmente, a Aldeia Djudjêko conta com 266 alunos indígenas no ensino fundamental e 29 alunos matriculados no Ensino Médio.

O coordenador da Educação Escolar Indígena no Pará, Gianno Quintas, destacou que a educação indígena realizada pelo governo é bem recebida e avaliada positivamente pelos próprios índios, além de garantir a formação de professores índios para atuar na própria aldeia. “A educação é uma prioridade para todos os povos, por isso é muito importante levar educação infantil e fundamental para uma população que, para muitas pessoas, são invisíveis”, afirmou.

Ativista política e presidente da Qatar Foundation, a Rainha Sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned desenvolve ações sociais na área da educação, ciência e desenvolvimento comunitário para os moradores do Catar, além de ser fundadora da Organização não-governamental Education Above All, que promove o direito à educação em áreas afetadas ou ameaçadas por crises, conflitos e guerras, contribuindo para o desenvolvimento humano em diversos países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário