EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 8 de setembro de 2013

PROJETO CURIMÃ INICIA ATIVIDADES NO GARIMPO DA COTIA EM CURIONÓPOLIS

Cooperativa Mista de Garimpeiros terá 12% dos lucros da nova mina.

Pelo menos oito empregos já foram gerados com o início das obras do projeto de exploração dos Curimãs, no garimpo da Cutia. O reaproveitamento será feito pela J.A. Caldeira, empresa que firmou parceria com a Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia - COOMIC em abril deste ano. “Para iniciar as obras estávamos esperando algumas máquinas e equipamentos, alguns já estão no projeto e começamos as atividades com 50% da mão de obra local”, explicou Reginaldo Silva, diretor da empresa parceira. Ao todo, até o momento, estão operando uma Pá Carregadeira, uma Escavadeira e três caminhões caçamba.

O projeto ainda não tem estimativa de produção, mas já se sabe que o teor de ouro remanescente é significante. “Quando resolvemos investir na região conhecemos outras áreas, mas nenhuma tinha um teor de ouro como essas curimãs da Cutia, por isso entendemos que o investimento valeria nessa área seria compensador”, explicou Silva.

As áreas para estocagem das pilhas, represas e lavagem do minério já estão prontas e aguardam que os caminhões transportem todas as Curimãs de outra área onde estão, até o setor de beneficiamento, cerca de dois quilômetros de distância. A implantação do projeto está animando moradores da vila e gerando renda, foi o que confirmou Antônio dos Reis, o ex-garimpeiro disse: “Se nós moradores não dermos oportunidade para as empresas se instalarem, estamos impedindo que ela venha a gerar empregos e dê renda para nossa a região”.

A participação da COOMIC nos lucros do projeto é de 12%, percentual livre de qualquer investimento e que é muito significante, ainda mais levando em conta que os Curimãs estavam perdidos: “Já não estava dentro da área da cooperativa há muito tempo e reaver esse percentual livre é muito importante para toda sociedade garimpeira da COOMIC, e nossa missão como diretor”, comemorou Raimundo Lopes, presidente da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário