EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MARABÁ DISCUTE TRANSPORTE PÚBLICO


Reunião tratou de greve de rodoviários, criação de novas linhas e retirada de catraca.

O Conselho Municipal de Transportes realizou na manhã de ontem mais uma reunião para a discussão de assuntos referentes ao transporte público em Marabá. Participaram da reunião, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul do Pará (Sintrasul), o secretário de Planejamento Beto Salame, executivos das empresas que operam o sistema de transporte coletivo, Jair Pessoa Guimarães e João Manoel, além de representantes do movimento estudantil. Durante a reunião foram pautados três itens considerados mais urgentes: a criação de uma linha ligando Marabá Pioneira à Morada Nova; a retirada da segunda catraca e a greve promovida pelo Sintrasul.

Em relação ao primeiro item, após levantamento realizado pela Secretaria de Planejamento, em julho, foi comprovada a necessidade de oferecer aos usuários uma linha direta ligando a Marabá Pioneira à Morada Nova, considerando que atualmente o percurso entre os dois núcleos demora, no mínimo, uma hora. “Com o resultado da pesquisa, agora sim podemos colocar uma linha direta para aquela área”, disse João Manoel, executivo da TCM, uma das operadoras do sistema. Foi acordado que, logo após o fim da greve promovida pelo Sintrasul, dois ônibus serão colocados em uma rota exclusiva interligando os dois núcleos.

O segundo tema de discussão foi referente à retirada ou permanência da segunda catraca nos coletivos. As empresas alegam que a retirada das catracas aumentará a evasão no transporte, o que foi contestado pelos estudantes e pelo Sintrasul. Segundo o sindicato, as catracas impedem que haja uma saída eficaz em caso de acidente e também fere o direito do idoso e do obeso. A questão ainda está em discussão e uma decisão será tomada após a pesquisa de opinião que será realizada pela Seplan nos próximos dias.

O terceiro e último item da reunião foi referente à greve promovida pelo Sintrasul. Segundo o sindicato, as reivindicações são justas já que desde 2010 não há nenhum reajuste de salários e atualmente a proposta do sindicato às empresas é pelo aumento do valor da cesta básica e também da inclusão de um familiar no plano de saúde. O Sintrasul também alega que não foi lançado o pedido de pagamento do retroativo de 2010 até hoje, porque o sindicato entende a situação das empresas, mas que também buscam o pagamento justo aos funcionários. “Entendemos as reivindicações do sindicato e também a situação atual das empresas, porém não podemos deixar que a população de Marabá pague o preço por isso. Acredito que todos aqui sabemos que as reivindicações do sindicato são justas, portanto, talvez seja hora da empresa reiniciar as negociações. É hora do transporte coletivo, já tão deficiente, voltar a funcionar”, disse Beto Salame.

Os representantes das empresas chegaram a sugerir que, para atender às exigências dos trabalhadores, seria necessário reajustar as tarifas. Isto foi completamente descartado pelo Conselho Municipal. Durante a reunião, foi lembrado que o Conselho, em julho deste ano, já havia discutido o assunto e decidido contra qualquer aumento. “O Conselho Municipal de Transportes se mantém firme contra a proposta de qualquer aumento na tarifa de ônibus”, concluiu Beto Salame.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário