EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MARABÁ ORGANIZA PREPARATIVOS PARA REALIZAÇÃO DO 13º CÍRIO DE NAZARÉ

Padre pediu que haja um esquema de segurança ao redor do Santuário e da Catedral, destino final da procissão.

O mês de outubro é marcado não só como mês das crianças, mas, em Marabá, é a época do tradicional Círio de Nazaré. Com a proximidade do Círio de Nazaré, o prefeito de Marabá, João Salame se reuniu ontem com o padre Ademir Antônio Gramelik, coordenador do Círio e responsável pelo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16 e o vereador Ronaldo Yara.

A reunião teve como objetivo discutir assuntos referentes à organização do evento e a participação da Prefeitura no projeto. “Quanto mais fizermos algo bom e organizado, mais pessoas querem participar”, disse o padre Ademir. Segundo ele, após Marabá ter se tornado referência nesses eventos, várias cidades paraenses foram incentivadas e criaram seus próprios círios.

Padre Ademir está à frente da organização da procissão há 13 anos e só tem notado melhoras no trajeto e também o aumento de fiéis, que já chegaram a superar o número de 200 mil pessoas. “Esse ano cancelamos praticamente todos os patrocínios. Era isso ou continuar penalizando o servidor público”, disse o prefeito João Salame, que colocou à disposição da igreja o serviço de som, iluminação e infraestrutura dos palcos, além de garantir a segurança e limpeza das ruas que fazem parte do trajeto planejado para o Círio.

Ainda pensando na proposta da 13ª edição do evento, padre Ademir também pediu que haja um esquema de segurança ao redor do Santuário e da Catedral, destino final da procissão. Ele enfatizou a existência de duas ruas na Folha 16 que deveriam ser asfaltadas, facilitando a caminhada das pessoas e também garantindo a segurança e bem-estar dos moradores. “Essas ruas com certeza estão dentro do plano de asfaltamento de R$ 50 milhões para o núcleo Nova Marabá”, esclareceu João Salame, que apresentou como alternativa a colocação dessas ruas como prioridade dentro do plano.

A última questão levantada na reunião foi a disputa por uma área pertencente à igreja na Folha 10. Segundo Padre Ademir, houve um equivoco no momento da medição da área que foi registrada em cartório como sendo totalmente pertencente à igreja. “Só temos interesse em possuir o que é nosso. Queremos fazer a doação da área à Prefeitura, que de modo equivocado foi passada para nós”.

O prefeito João Salame parabenizou o clérigo pela ação e informou também que todas as ruas da Folha 10 também estão inclusas no plano de asfaltamento que deve ser concluído até outubro de 2014. “Assim, haverá um local adequado para a construção de uma praça pública, levando um pouco de bem-estar aos moradores daquela área”, concluiu João Salame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário