EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AGRICULTORES DE BRASIL NOVO TERÃO ACESSO AO CADASTRO AMBIENTAL RURAL

CAR é a primeira forma de regularização ambiental da propriedade, sendo que o agricultor só pode regularizar sua área se tiver o documento.

Até o final deste mês 60 moradores do Projeto de Assentamento (PA) Penetecaua, em Brasil Novo, oeste do Pará, terão acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento emitido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), garante acesso a políticas públicas, como o crédito rural. No município, mais de 850 documentos já foram emitidos e até o final deste ano a meta é atingir a marca de 1.100 cadastros efetuados.

O CAR é a primeira forma de regularização ambiental da propriedade, ou seja, o agricultor só pode regularizar sua área se tiver o documento. A atuação do escritório local da Emater em Brasil Novo tem sido determinante para ajudar os agricultores da região da Transamazônica, Xingu e Área de influência da BR-163 nesse processo, que é também essencial para tirar os municípios da lista de embargo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). "Contribuímos ativamente para que Brasil Novo saísse da situação de embargo. O Pará foi o estado que mais avançou no país com relação à elaboração desse documento", explica Almir Segundo, técnico da Emater.

Sem o CAR o produtor não pode comercializar seus produtos, não participa de políticas públicas e nem consegue ser inserido em programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo dados da Emater, o trabalho feito com os agricultores, a fim de conscientizá-los sobre a necessidade do Cadastro tem trazido outros benefícios, como a contenção do desmatamento - na medida em que é feito um planejamento da propriedade. "O CAR promove também a educação ambiental. É preciso que todos tenham conhecimento da importância desse documento, que no futuro será uma ferramenta importante de gestão", ressalta Segundo.

O agricultor familiar que ainda não efetivou o Cadastro da propriedade pode ter acesso gratuito ao documento dirigindo-se a qualquer escritório local da Emater - órgão que está presente nos 144 municípios do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário