EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 8 de setembro de 2013

MUSEU SOBRE RODAS CONTA HISTÓRIA DO TJE DO PARÁ

Os juízes Líbio Araújo Moura e Lauro Fontes foram os idealizadores do Projeto

O Museu Sobre Rodas, que carrega parte da história do Tribunal de Justiça do Pará e está na Feira Agropecuária de Parauapebas, já foi visitado por cerca de 300 pessoas, desde que chegou ao Parque de Exposições do município, no último sábado, 31 de agosto. Além de expor peças históricas e fornecer informações sobre o funcionamento do Poder Judiciário, três juízes e servidores do Fórum local se revezarão, neste final de semana, para realizar audiências de conciliação, dentro do ônibus que abriga o museu o e Juizado Especial Itinerante.

Várias escolas públicas, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e o público da feira agropecuária visitaram o museu e ficaram surpresos em saber, por exemplo, que o primeiro desembargador negro e a primeira mulher a presidir um tribunal de Justiça no Brasil são do Pará. Agnano Monteiro Lopes, que morreu em 1994, aos 84 anos, dirigiu o TJE entre 1968 e 1973; e Lidia Dias Fernandes, que tem 91 anos, foi presidente no biênio 1979/1980.

Segundo os guias do museu, Monteiro Lopes, era tão conhecido que inspirou uma confeiteira de Belém a batizar com seu nome o famoso doce de aniversário, que só é conhecido no Pará. Muitos estudantes envergaram togas e tiraram fotos ao lado de uma personagem vestida de Deusa da Justiça. “Eventos como esse aproximam o Poder Judiciário da população e desmistificam o trabalho dos magistrados, que interagem com os estudantes, conversam e falam com simplicidade sobre o papel da Justiça”, comenta a desembargadora Diracy Nunes, coordenadora dos Juizados Especiais.

O Juizado Especial Itinerante e o Museu sobre Rodas vão permanecer no parque de exposições de Parauapebas até este hoje. O museu fica aberto durante a noite, entre 19h e 22h, quando servidores do Judiciário promovem visitas guiadas para a população. Durante o dia, os jurisdicionados recebem orientações dos servidores sobre documentos que precisam ser apresentados para solucionar questões pela via conciliatória, para homologação judicial. O atendimento envolve 32 servidores da Justiça e da Prefeitura municipal.

Nos moldes do Projeto Verão com Justiça, que esteve em Salinópolis, no último final de semana de julho, o projeto Justiça Itinerante em Parauapebas foi idealizado pelo juiz Líbio Araújo Moura, da Comarca de Parauapebas, em parceria com o juiz Lauro Fontes, que responde pelo Juizado Especial de Parauapebas. Servidores treinados atendem visitantes e magistrados fazem contatos direto com os jurisdicionados. Autos de processos judiciais serão rastreados para que sejam incluídos em pautas de audiências de conciliação.

A servidora Cacilda Maria Saraiva Pinto, chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica do TJPA, coordena o Museu sobre Rodas e treinou servidores do Fórum local para atarem no evento. Todos os magistrados lotados na Comarca de Parauapebas aderiram ao projeto e participam das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário