EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 15 de setembro de 2013

FAZENDEIROS INTERDITAM PA 275 PARA PRESSIONAR SAIDA DE INVASORES

Ruralistas exigem a retirada de invasores da área do acampamento Frei Henry, coordenado pelo MST.

Um grupo de fazendeiros e pecuaristas interditaram na manhã de ontem, com paus e pneus, a rodovia PA 275, entre os municípios de Curionópolis e Parauapebas. Os ruralistas exigem a retirada de invasores da área do acampamento Frei Henry, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST. Na tarde de ontem, os posseiros relataram que vários tiros foram disparados contra o acampamento, sendo que uma mulher foi atingida por um dos tiros.  “As famílias estão apavoradas e tentam se proteger de qualquer jeito. À noite os tiros em direção aos barracos foram intensos e agora tem muita gente escondida no mato com medo das balas”, disse um dos acampados ressaltando que há cerca de um anos os fazendeiros usaram a mesma estratégia para tentar expulsar cerca de 200 famílias que ocupam parte da fazenda “Fazendinha”, desde agosto de 2010.

Segundo o Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, a área está em fase de desapropriação. O processo gerado no caso foi ganho em todas as instâncias jurídicas pelas famílias acampadas. Conforme laudo realizado pelo INCRA, a área é grilada e improdutiva, por isso está sendo destinada para fins de reforma agrária.

Uma das acampadas disse ontem, por telefone, que durante uma solenidade realizada  pelo MST  as proximidades do Acampamento Frei Henry, fogos de artifícios foram disparados, ocasião em que seguranças de várias fazendas passaram a disparar tiros contra o grupo, que bateu em retirada em direção ao Acampamento. Justificando a interdição da rodovia, os fazendeiros alegam que os acampados estariam organizado a invasão da sede de uma fazenda da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário