EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 27 de novembro de 2012

TUCURUI REALIZA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE


Hemonúcleo atende mensalmente uma média de 180 solicitações transfusionais e cerca de 150 coletas de sangue.

O Hemonúcleo de Tucuruí abriu esta semana a programação pelo Dia Nacional do Doador voluntário de Sangue, comemorado dia 25 de novembro, e que tem como tema “Salvar vidas precisa mais que pulso. Precisa de coração. Doe sangue”. As atividades se estendem até o dia 23, com previsão de 200 coletas. O responsável técnico do Hemonúcleo, médico Carlos Conde, acredita na superação dessa meta. “A população é bastante solidária e sempre atende nossas convocações”, comentou, sugerindo que cada doador traga um parente ou amigo para somar nessa corrente solidária.

Durante a programação, o serviço de Captação de Doadores realizará atividades externas para sensibilizar o maior número de candidatos à doação, como as palestras sobre a importância da doação de sangue e medula óssea voltadas a funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e o cadastramento de novos doadores de medula óssea. No dia 22, o hemonúcleo receberá a visita de um grupo de doadores do município de Pacajá. Segundo a responsável pela Captação de Doadores da unidade, assistente social Maria das Graças Sousa, o Hemonúcleo atende mensalmente uma média de 180 solicitações transfusionais e cerca de 150 coletas de sangue.

Dessas doações, 30% são sexo feminino, atendendo média nacional determinada pelo Ministério da Saúde (MS). Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O resultado desses exames podem ser obtidos on line, através do site www.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.

O doador deve estar bem alimentado. O Hemopa Tucuruí está situado na Av. Raimundo Veridiano Cardoso, s/n, bairro Santa Mônica. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Maiores informações pelo fone: (94) 3787-4444 ou 0800 280 8118, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, e aos sábados, até às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário