Membros estiveram
reunidos pela primeira vez no Gabinete do prefeito Maurino Magalhães e
acordaram as primeiras ações para a transição para o próximo gestor.
Na tarde
de ontem, foi instalada a Comissão Mista de Transição Administrativa da
Prefeitura de Marabá, conforme determina o Artigo 69, da LOM – Lei Orgânica do
Município. Os membros estiveram reunidos pela primeira vez no Gabinete do
prefeito Maurino Magalhães e acordaram as primeiras ações que culminarão no
levantamento das informações necessárias à governança do próximo gestor. Segundo
o coordenador da Transição, procurador do Município Alexandre Lisboa dos Santos
e demais membros (Joelma Fernandes Sarmento, Luiz Carlos Pies, Gilson Dias
Cardoso, Nellis Caludjan Rodrigues Nascimento e Saul Gomes Soares), eles
iniciaram o encontro falando do parcelamento da dívida da Prefeitura com o
IPASEMAR, que deverá ser renegociada no maior prazo possível.
Também
foi debatido convênio com o INCRA, assim como outros acordos da área federal, a
exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem mais 7.876 residências
aprovadas para Marabá, com previsão de entrega das primeiras 1.090 unidades,
localizadas no bairro São Félix, no dia 1º dezembro; e a construção de outras
1.376 casas no Aeroporto, que deve começar em breve. Também foi analisado o processo
inerente ao bairro conhecido como Grota Criminosa, que deve estar sendo
assinada a ordem de serviço ainda este ano. O projeto de engenharia da Grota do
Aeroporto, em andamento, tem previsão da ordem de serviço para janeiro ou
fevereiro de 2013.
Na manhã
de ontem, a Comissão de Transição oficializou a todas as secretarias municipais
para que respondam os quesitos inerentes a cada pasta, de acordo com o previsto
na Seção VII (Transição Administrativa), Art. 69 da LOM, até a próxima
sexta-feira, 30 de novembro. Indagado se o tempo não seria exíguo para tantos
detalhes, Alexandre disse que o período é suficiente para a maioria das
secretarias, excetuando-se somente aquelas de maior envergadura. Dentre as
informações a serem prestadas estão as referentes à quantidade de servidores,
discriminando contratados e concursados; prestação de contas sobre convênios;
situação dos contratos de obras e serviços, informando sobre o que foi realizado
e pago e o que resta a pagar.
Também algumas
das secretarias devem apresentar relatórios sobre transferências de fundos
recebidos da União, do Estado, de outros municípios e entidades privadas, por
força de mandato constitucional ou de convênios, assim como outras informações
importantes ao bom andamento da futura administração municipal. A Comissão de
Transição reúne-se a partir de sexta-feira, 30 de novembro, na sala de reuniões
de PROGEM – Procuradoria Geral do Município de Marabá –, localizada no prédio
anexo ao Gabinete do Prefeito, na Folha 32 – Nova Marabá.
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