EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PALACETE SERÁ TRANSFORMARDO EM MUSEU HISTÓRICO DE MARABÁ


Espaço irá abrigar também a Pinacoteca e os arquivos Fotográfico e Histórico do município.

O Palacete Augusto Dias, um prédio que é símbolo para Marabá pelo seu valor histórico, já está com os projetos executivos e complementares de requalificação concluídos para ser transformado em Museu Histórico Municipal. O projeto de requalificação foi realizado pela Associação Fórum Landi, uma entidade ligada à Universidade Federal do Pará, UFPA,  contratada pela Vale, por meio do projeto Aços Laminados do Pará, Alpa.

Após a reforma o Palacete será transformado em Museu Histórico Francisco Coelho, sendo que o espaço irá abrigar também a Pinacoteca e os arquivos Fotográfico e Histórico sobre Marabá, acervos que atualmente encontram-se à disposição da população na Fundação Casa da Cultura de Marabá. A instituição será a responsável pela  gestão do Museu Histórico. Todo o trabalho de pesquisa histórica sobre o Palacete levou em consideração o resgate dos traços e a estrutura original do prédio, que já foi sede dos poderes Executivo, Judiciário e por fim, do Legislativo, para que seja transformado em novo espaço cultural da região sudeste. O espaço também terá as adaptações necessárias, como um elevador panorâmico, que além de garantir a acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, dará um toque moderno ao prédio.

Após a avaliação do projeto, será iniciado o processo para seleção e contratação de empresa que executará a obra de reforma e requalificação do edifício. A previsão de início das obras é para 2013, ano do centenário de Marabá. A Alpa também patrocina o projeto de memória de Marabá por meio da publicação do livro "Marabá, Ontem e Hoje" que retrata a memória dos primeiros e atuais personagens que fizeram e fazem a história da cidade. O livro está previsto para ser lançado no mês de aniversário de Marabá, em abril do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário