EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EMATER ORIENTA PRODUTORES DE MEL EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA


Oficina vai incentivar apicultores a aumentar caixas criatórias na zona rural do município. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) está retomando em Conceição do Araguaia, desde o início do ano, a produção de mel junto aos agricultores familiares do município, que fica situado  no sudeste do Pará. Procurados pela Associação do projeto de assentamento Canarana, os técnicos fazem reuniões mensais, com palestras. Já está prevista, para o próximo dia 20, uma oficina que vai alavancar a produção na comunidade, com a fabricação de caixas criatórias pelos próprios apicultores atendidos.

Quinze apicultores que já têm produção de mel, mesmo que em pequena escala, serão os beneficiários desse treinamento, que prevê dobrar a produção em 100%. Segundo o médico veterinário Márcio Silva Heluany, técnico da Emater, que ministrará a oficina, os próprios assentados buscaram o atendimento. “Na primeira extração foram retirados apenas 300 litros de mel. Tudo foi vendido para a prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, mas sabemos que podemos contribuir para o aumento da produtividade”, disse.

O trabalho da Emater está voltado para potencializar a produção e garantir a produtividade da comunidade assentada. No curso, haverá a parte teórica e prática. Será abordada a importância do padrão dos criatórios respeitando o espaçamento e questões zootécnicas, como as medidas determinadas para o castilho – onde são depositados os ovos –, a melgueira – onde se produz o mel – e o ninho. “A prática correta na construção dessas caixas é o que vai garantir a produção. Em uma caixa podem viver de 60 a 180 mil abelhas. As produzidas no projeto de assentamento Canarana são todas com ferrão”, explicou o veterinário. “A receptividade do trabalho da Emater na comunidade foi tão positiva que, em breve, vamos aumentar em 20 o número de apicultores atendidos, porque, além do mais, o que for produzido tem mercado para consumir, em Conceição do Araguaia”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário