EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 4 de novembro de 2012

DESEMBARGADOR NEGOU LIBERDADE A MATADOR DE SILVÉRIO LOURENCINE




Francisco Leite da Silva, vulgo “Chicão”, já foi condenado por 4 homicídios e está preso em Americano.  

O desembargador Milton Nobre negou, esta semana, um pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa do pistoleiro Francisco Leite da Silva, vulgo “Chicão”, que executou, em novembro de 2004, o marceneiro Silvério Lourencinne Deprá, crime ocorrido na praça Almir Gabriel, no centro de Ulianópolis, no sudeste paraense. O bárbaro assassinato, que teve claros indícios de motivação política, teve repercussão estadual, sendo que as investigações da polícia concluíram que o crime teve como mandantes o pecuarista Davi Resende Soares, prefeito eleito de Ulianópolis, a irmã dele, a vereadora reeleita Marta Resende Soares, o filho do prefeito, Lindomar Resende Soares e o comerciante José Ernesto Machado.

Lindomar Resende e José Ernesto foram presos e colocados em liberdade por força de Liminar. Já o prefeito eleito, Davi Resende, e a vereadora Marta Resende, fugiram da cidade logo depois da decretação das prisões, sendo que os mesmos passaram mais de um ano na condição de foragidos da justiça. Atualmente, todos estão aguardando julgamento em liberdade.

O pistoleiro Francisco Leite, executor do crime, foi preso minutos depois do assassinato, sendo que foi julgado e condenado a 33 anos de reclusão em regime fechado. No momento em que foi preso, a polícia identificou várias chamadas originadas do telefone celular de “Chicão” para os telefones da vereadora Marta Resende e do pecuarista Lindomar Resende. O Habeas Corpus Liberatório com pedido de Liminar em favor de Francisco Leite foi protocolado no Tribunal de Justiça do Estado do Pará no dia 26 de outubro último, e está sob a relatoria do Desembargador Milton Nobre.

Em setembro deste ano, o advogado de Francisco Leite ingressou na Vara de Execuções Penais com um pedido de Progressão para o regime semi-aberto para seu cliente alegando que o mesmo já teria cumprido 1/6 da Pena. Ao emitir parecer sobre o pedido, o Ministério Público se manifestou pela impugnação quanto à data-base para as projeções de benefícios, sob o argumento de que, sobrevindo nova condenação, o termo inicial para o cômputo dos benefícios seria o trânsito em julgado da nova condenação trazida à execução. Além da morte do Marceneiro Silvério Lourencinne, o pistoleiro Francisco Leite tem outras três condenações por homicídio, sendo que as penas somadas alcançam mais de 70 anos de prisão.

Na visão do MP, estaria equivocada a data base para fins de projeção de benefícios, alegada pela defesa de “Chicão”.  No entanto, o juízo da Vara de Execuções Penais acatou os argumentos da defesa, frisando que de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, STF, somente haverá interrupção da pena, com a consequente fixação de nova data-base para benefícios, pela ocorrência da falta grave, cuja data-base para o cálculo dos benefícios será a data da falta, ou da recaptura, havendo fuga , ou no caso em que a soma das penas imponha regressão a regime mais gravoso, o que alteraria, para a data da decisão que efetua a soma das penas, o marco inicial para obtenção de benefícios, tendo como parâmetro o restante de pena ser cumprido. “Não impondo a soma regressão a regime mais gravoso, é de se considerar como data-base para os benefícios a data do último ingresso no cárcere, 28/11/2004, pelo que INDEFIRO a impugnação aos cálculos formulada pelo Parquet”. Sentenciou o juiz da Vara de Execução Penal. Diante da decisão do magistrado, o Ministério Público interpôs Agravo em Execução.

No pedido de Liminar negado esta semana pelo Desembargador Milton Nobre, o advogado de Francisco Leite solicitou que o Tribunal determinasse que a autoridade coatora, no caso o juiz da Vara de Execuções Penais, decidisse sobre o pleito de progressão de regime. “Anoto que os argumentos expendidos na impetração não convecem em primeira vista, vez que há pendência de julgamento de recurso ministerial para confirmação do cálculo da pena a garantir a progressão do regime perseguido pelo impetrante. Por esses motivos, denego a liminar pretendida”.  Assinalou em sua decisão o desembargador Milton Nobre.

8 comentários:

  1. Bom que ele fique lá esperando os amigos dele que logo, logo estarão chegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SEI DOS OUTROS MAS DAVI RESENDE NÃO TEM NADA A HAVER COM ISSO, E AS PESSOAS QUE O JULGAM TOMAM COIDADO QUE DEUS SABE DE TODAS AS COISA E DEUS SABE QUE ELE NÃO TEM NADA A HAVER COM ISSO, E O SILVERIO NÃO ERA SANTINHO QUEM O CONHECEU SABE DISSO,DEPOIS QUE ELE MORREU ELE VIROU SANTO, MAS ELE FEZ MUITAS FAMILIAS CHORAREM PELAS MAUDADES QUE ELE FAZIA COM JOVENS,ISSO NINGUÉM LEMBRA NÉ.

      Excluir
    2. Voce sabe quem e que paga os advogados do chicao... Pois e o DAVI quem paga meu chegado. Ele banca o proprio la dentro com todas regalias se voce nao sabe ou se finge entao ninguem precisa ser expert pra saber porque. Nao foi pra mim que chicao matou o SILVERIO. A justiça sabe que os resendes e que mandaram. Agora se voce quer defender o DAVI tudo bem, eu tambem acho que ele nao faria uma burrice dessas, pode colocar tudo na conta do MAZINHO e da MARTA, esses sim sao dois inconsequentes. HA, se voce tem alguma duvida,pergunta pro LUIZ resende que ele pode te dar detalhes, pois segundo o proprio CHICAO a arma do crime era do LUIZ, equem mostrou o SILVERIO foi o LUIZ. E ainda deixou os parentes ao lado da praça onde aconteceria o crime,para eles assistirem tudo de camarote. TUDO isso quem falou foi o proprio CHICAO num depoimento ao MP... Quer defender DAVI, mas ai cai o resto da familia. Ta bom pra ti....

      Excluir
  2. ola sr Milton nobre esse francisco leite da silva também assasinol o bancário juventino do banco do brasil de Paragominas em 1995 e ficou por isso mesmo hoje a esposa digo a viuvá de juventino e si não me engana juíza ou promotora de Paragominas ou belém então a população de Ulianópolis ti agradece pela sua decisão obrigado que deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  3. Soltar um bandido! tem que prender o resto da quadrilha. Davi Marta e Lindomar.

    ResponderExcluir
  4. Esse tal de chicao, antes da sua prisao circulava pelo parque de vaquejada em paragominas e o que ele contava era assombroso, Na epoca eu frequentava o local pois tinha cavalos la tambem e procurei me afastar confesso que por medo. Ele dizia que ja tinha pra mais de 180 cento e oitebta homicidios. Segundo o proprio Chicao matava gente em varios estados como PARA,MARANHAO,PIAUI,ESPIRITO SANTO,CEARA. Em paragominas perdeu a conta de quanta gente matou. Dizia que enquanto tivesse patrao forte pra bancar ele ia matando. E tem mais ele ta no presidio de americano,mas e com toda regalia possivel. Segundo fontes ele comanda la dentro, tem celular e e agiota, pois mesmo la dentro ele recebe pra nao delatar os mandantes nao so do crime contra o Silverio mas de outros tambem que tem como mandantes as ,mesmas pessoas. Eu tinha um conhecido preso em paragominas que ele se comunicava direto com o chicao em americano,como e vulneravel o serviço penal no BRASIL, nao parece presidio, parece mais hotel de luxo... Em UlIANOPOLIS por exemplo preso foje quando quer pois nao tem segurança nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Nao podemos esquecer das ameaças que esse CHICAO fez no dia da sua prisao. Vale lembrar que ele com sua audacia, disse que quando saisse mataria o CAPITAO JOAO LUIS chefe do policiamento da epoca e ainda os policiais que efetuaram a sua prisao. Abre o olho WANDO que ele falou que tem muita sede de te pegar tambem. Ele na epoca do clube do cavalo em paragominas falava as claras que nao tinha medo de policia e que inclusive ja tinha mandado uns quantos dessa pra outra vida. Credo em cruz...

    ResponderExcluir
  6. EVANDRO o nome da SUELY não ta mais na pagina do TCE, tão dizendo aqui que já rolou grana das gordas, procura saber e nos informa. um abraço

    ResponderExcluir