EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

QUATRO CASOS DE DENGUE TIPO 04 SÃO CONFIRMADOS EM MARABÁ


Vírus espalhou-se por toda a área urbana e preocupa as autoridades do município.

Quatro casos de dengue tipo 4 foram confirmados esta semana em bairros distintos de Marabá (Nova Marabá, Liberdade/Laranjeiras e Novo Horizonte), dando a entender que o vírus espalhou-se por toda a área urbana, o que exigirá maior atenção da comunidade e das autoridades em saúde, considerando que a maioria da população não está imune a essa nova versão da dengue. Segundo a enfermeira Maurícia Macedo Ramalho, coordenadora em exercício do Departamento de Vigilância em Saúde na SMS, Secretaria Municipal de Saúde, o que preocupa é a higienização dos imóveis, ou seja, as pessoas devem precaver-se contra o mosquito Aedes aegipty mantendo suas casas livres de foco do transmissor do vírus 4, única forma de prevenir a doença.

Por sua vez, a SMS já trabalha projeto aprovado no mês passado, o qual contempla preparação de pessoal e desenvolvimento de ações contra o mosquito da dengue. Esta semana, aconteceu uma capacitação em dengue para os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), quando mais de 100 pessoas foram orientadas ao atendimento dos pacientes acometidos por dengue. No próximo dia 05 de novembro, será realizada uma motivação da comunidade para os cuidados com o mosquito Aedes. “Será uma ação modesta, em consequência dos recursos disponíveis: talvez uma caminhada, mas o calendário será cumprido de acordo com o que determina a legislação pertinente”, espera Maurícia, lembrando que na semana que vem será realizado o LIRA – Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegipty –, que será de base para ataque ao mosquito nas áreas de maior infestação.

Para o mês de dezembro, está prevista uma preparação dos agentes de endemias no que tange ao trabalho de campo, como identificação de focos, coleta de larvas e tratamento dos criadouros, com vista ao controle da proliferação do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário