EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM 5 MUNICÍPIOS PARAENSES



Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de prisão na manhã de ontem nos municípios de Itaituba, Trairão, Santarém,  Jacareacanga e Novo Progresso. A operação, denominada “Eldorado”, visa combater a ação de uma quadrilha de extração  de ouro  em áreas indígenas e garimpos ilegais que atua em vários estados brasileiros. Os nomes das 07 pessoas presas não foram divulgados pela assessoria da PF.  No Pará, a operação teve início por volta das 4 horas da madrugada de ontem.  Agentes federais vistoriaram diversos estabelecimentos de compra de ouro nos municípios de Itaituba e Jacareacanga. Munidos de mandados de busca e apreensão, os policiais, fortemente armados, apreenderam diversos objetos e equipamentos. Os locais que estavam fechados foram arrombados com a ajuda do Corpo de Bombeiros.

No total, a PF expediu 28 mandados de prisão temporária e mais 64 de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso e estão sendo cumpridos nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.As investigações tiveram início no mês de fevereiro deste ano. No período, a PF constatou que, além dos crimes ambientais praticados, como a exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição, a organização criminosa também é suspeita de praticar crimes contra a ordem financeira, Sistema Financeiro Nacional, além de lavagem de dinheiro. 

O ouro extraído das terras indígenas e dos garimpos ilegais, segundo a PF, era adquirido por empresas distribuidoras de títulos mobiliários. Após subverter a origem, o minério era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo. Em 10 meses de investigação, a polícia constatou que uma das três distribuidoras envolvidas no esquema movimentou algo em torno de R$ 150 milhões. Segundo o comandante da operação ,Mario Sergio Nery, todas as casas que realizam compras de ouro da região serão averiguadas para apurar possíveis irregularidades. Segundo a PF, quase nada é registrado, sendo que estima-se que mais de uma centenas de kg de ouro seja comercializado clandestinamente por mês só no município de Novo Progresso.


Um comentário:

  1. DA uma passadinha aqui em ULIANOPOLIS tambem PF, mas traga uns dez camburões vai sair lotado só de corrupto, e falsificador.

    ResponderExcluir