EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MP DETERMINA CONTRATAÇÃO DE MÉDICO PARA AIDÉTICOS EM REDENÇÃO



Mais de 400 portadores de HIV estão sem atendimento de médico infectologista no município.

A promotora de Justiça de Redenção, Jane Cleide Silva Souza, enviou recomendação, na manhã de ontem, ao prefeito do município, Wagner Fontes (PTB), determinando que o mesmo proceda a nomeação, em caráter de urgência, de um médico infectologista para ficar a disposição da Secretaria Municipal de Saúde. A promotora expediu o documento com base em relatos do presidente da ONG “Renascer Vidas”, Greicio Lira, que apoia portadores de HIV, dando conta de que o SAE - Serviço de Atendimento Especializado a portadores do vírus da Aids, encontra-se desprovido de médico infectologista ou médico capacitado pelo Ministério da Saúde, há mais de um mês, o que vem comprometendo o atendimento de mais de 400 pacientes portadores do vírus, que eram atendidos pelo serviço.

Há relatos ainda, de que pacientes portadores de HIV encontra-se em estado de falência terapêutica devido à falta de atendimento médico, inclusive, impossibilitados de receber qualquer medicação por falta de prescrição médica, fato que vem colocando em risco a vida dos pacientes. No documento expedido pelo Ministério Público, a promotora Jane Cleide relata que o retardamento e omissões detectadas são indicativos de “atentados” contra direitos humanos, bem como contra o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e o direito maior à vida humana.

Ainda de acordo com a promotora, a Prefeitura de Redenção tem prazo de 10 dias, contados a partir da data de publicação da recomendação, para restabelecer a prestação de serviços do SAE, colocando pelo menos um infectologista ou um médico capacitado pelo Ministério da Saúde para atender os pacientes portadores de HIV e Aids. Caso não haja cumprimento desta recomendação, o Ministério Público vai instaurar procedimento administrativo preliminar e entrar com uma Ação Civil Pública, responsabilizando judicial a prefeitura do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário