EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 10 de novembro de 2012

COMITIVA INSPECIONA ÁREA DO LIXÃO DE ALTAMIRA

Há mais de 15 anos o local recebe uma quantidade considerável de resíduos de vários tipos, sem qualquer cuidado ou tratamento adequado. Técnicos da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, e conselheiros municipais de Meio Ambiente de Altamira, visitaram esta semana a área do lixão da cidade. Eles também estiveram em locais que estão em processo de licenciamento para construção de moradias, cujas famílias serão realocadas com a construção de Belo Monte. 

Em uma área situada à margem da rodovia Transamazônica, o lixão de Altamira recebe há mais de 15 anos uma quantidade considerável de resíduos de vários tipos, sem qualquer cuidado ou tratamento adequado. O local representa um dos maiores problemas enfrentados pela população e motivo de preocupação social e ambiental. 

O projeto de remediação do lixão, executado pela Norte Energia, tem a finalidade de recuperar e revitalizar o espaço. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Zelma Costa, essa é uma luta antiga. “É a única experiência exitosa em gestão ambiental de remediação de lixão no Estado do Pará”, ressaltou a secretária. “É um ganho muito expressivo para a sociedade altamirense, região transamazônica e Xingu e para todo o Estado do Pará”, concluiu. Os conselheiros conheceram, ainda, o galpão, a guarita, as valas impermeabilizadas com material de alta densidade para receber o lixo e ouviram sobre o sistema de coleta para tratamento de todos os resíduos líquidos e gasosos. A comitiva que visitou o lixão também conheceu as áreas do reassentamento urbano, previstas no Plano de Requalificação Urbana, do Projeto Básico Ambiental (PBA). 

São três áreas, que totalizam 320 hectares, suficientes para o assentamento das famílias que serão realocadas em lotes de 300 m². A Norte Energia já tem posse, licença de instalação e licença prévia da prefeitura de Altamira para duas dessas áreas. “Todas têm excelentes condições para um bom loteamento. As famílias receberão suas casas e lotes com saneamento, água e luz”, explicou o gerente Socioambiental da Norte Energia, Edson Nunes. No reassentamento, estão previstos espaços institucionais como praças e parques, e equipamentos comunitários, como postos de saúde e escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário