EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SÃO FÉLIX DO XINGU QUER CONTROLAR DESMATAMENTO




Estratégia de redução do desmatamento conta com a participação da comunidade local e o apoio da cooperação técnica e financeira internacional.

Técnicos de instituições governamentais, das organizações sociais e dos setores produtivo e privado participam na manhã de hoje, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, do curso de capacitação em promoção de cadeias de valor, ou seja, o processo pelo qual são agregados valores monetários e não monetários aos produtos, em todas as etapas de produção. O curso é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente e o apoio da agência de cooperação alemã de desenvolvimento, Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, visando ao fortalecimento da capacidade técnica das instituições e organizações locais, para o controle do desmatamento, de forma articulada com as estratégias de desenvolvimento local e setorial, baseadas na inclusão social e geração de renda,  com proteção e  conservação dos recursos naturais. Além deste, já ocorreram os cursos de capacitação em boas práticas agropecuárias e em licenciamento ambiental.

Em âmbito nacional, a estratégia de controle do desmatamento no município está consolidada no Projeto “Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu”, coordenado pelo MMA, por meio da Secretaria de Extrativismo de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o envolvimento da comunidade local e apoio técnico e financeiro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e 
Alimentação (FAO) e Comissão Europeia (CE). Os técnicos vão conhecer e descrever essa metodologia, utilizada para o mapeamento e análise de cadeias de valor. O curso também objetiva integrar equipes interdisciplinares para desenhar e implementar processos de fomento às principais cadeias de valor do município e incorporar, em seu trabalho diário, as orientações metodológicas do fomento à cadeia de valor, propiciando ações conjuntas com instituições parceiras.

Em suma, os técnicos serão capacitados para formular estratégias de melhoria das cadeias produtivas do cacau, gado, leite e lavoura branca, por meio de exposições teóricas e exercícios práticos. ”A necessidade de melhoramento dessas cadeias produtivas é uma demanda apresentada pelo município nas audiências públicas para a criação do Pacto Municipal para o fim do desmatamento ilegal”, afirma a gerente local do projeto, Tânia Silva.

Dentre as instituições e organizações que participarão do evento estão as secretarias estadual e municipal de meio ambiente, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Alto Xingu (Adafax), Casa Familiar Rural e outros. O curso será realizado no Salão Paroquial Padre Santiago e encerra na sexta-feira, 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário