EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 4 de novembro de 2012

DEPUTADO DENUNCIA EXTRAÇÃO ILEGAL DE OURO NO RIO TAPAJÓS







Dudimar Paxiuba afirma que está recebendo ameaças por ter denunciado a destruição do leito da Província Aurífera do Tapajós.

O Deputado Federal Dudimar Paxiuba, (PSDB) denunciou esta semana, em discurso inflamado na tribuna da Câmara dos Deputados, a ação nociva de vários grupos econômicos que estão destruindo, com enormes dragas de garimpagem, boa parte do leito do rio Tapajós. Em seu pronunciamento, Paxiúba pediu a urgente regulamentação da extração de ouro na Província Aurífera do Tapajós e a paralização imediata de todos os equipamentos que estão provocando, além da destruição do rio, um gravíssimo crime ambiental de consequências catastróficas.

Em seu pronunciamento Paxiuba alerta para o risco do extermínio dos afluentes do Tapajós. “Desde a década de 80 o Rio Tapajós e seus afluentes sofrem a ganância do minério, a ganância do garimpo. Antes, para garimpar, utilizava-se apenas o bico-jato, que cortava a terra. A terra era jogada para um tipo de garimpagem chamado de maraca, que sugava a terra para se extrair o ouro. Hoje os garimpeiros não se conformam mais com isso. Usam máquinas gigantescas, chamadas de PCs, que praticamente exterminaram os afluentes do Tapajós. E no leito do Tapajós, onde não podem ser utilizadas essas máquinas retroescavadeiras, utilizam balsas escariantes, que chafurdam o leito do rio”.

Ainda de acordo com o parlamentar por conta da denúncia da garimpagem ilegal na Amazônia, recebeu ameaças de grupos econômicos com grandes interesses na região. “Já informei aos setores de segurança as ameaças que recebí”.

Em contato com a reportagem de O Liberal, o deputado Dudimar Paxiúba disse que atualmente o rio Tapajós está praticamente sem condições de navegação por conta dos grandes “bancos de areia”, criados pela garimpagem. Segundo o parlamentar, as consequências para a população do município de Itaituba e cidades vizinhas serão terríveis, uma vez que a coleta de água na cidade de Itaituba é feita diretamente do leito do Rio Tapajós. “A Cosanpa está servindo à população de Itaituba um misto de lama e produtos químicos”.
Dudimar Paxiuba ressalta que já levou o caso ao conhecimento do Ibama e Ministério Público, no sentido que sejam feitas ações conjuntas para proibir a garimpagem ilegal na região.  “A principal motivação de minha preocupação é o fato de nossas reservas naturais estarem sendo depredadas com uma rapidez impressionante. É importante ressaltar que os garimpeiros, em muitos casos, são também vítimas da garimpagem ilegal”.  Afirmou Dudimar Paxiuba lembrando que algumas pessoas enriquecem com a desgraça dos chamados escavadores da terra. “Quem banca a garimpagem ilegal passa sempre incólume, prevalecendo-se do discurso de que esse tipo de atividade é a única saída para a combalida economia do Município de Itaituba. Discordo desse ponto de vista.” Desabafou o parlamentar.  

Dois dias após o discursos do deputado na tribuna da Câmara, chegou a Itaituba uma equipe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para fazer um levantamento sobre a legalização dos garimpos na região do Tapajós. A chegada da equipe provocou uma reunião para discutir o assunto na sede da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós, Amot. O encontro contou com a participação do Presidente da Associação dos Mineradores de Ouro do tapajós, Antunes Antunes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Produção Ivo Lubrina, do prefeito Valmir Clímaco e Ricardo Paraíba do (DNPM) de Brasília. Segundo Ricardo está sendo feito um levantamento das áreas de produção na região e logo após, o processo será colocado em ponto de obtenção de Licencia Ambiental, para a emissão de posteriores dos títulos.

Cerca de 13.400 processos de área de garimpo estão em andamento no DNPM e aproximadamente 5% das áreas estão em operação. O objetivo do DNPM é identificar quais as áreas que estão em operação para dar agilidades nos processos de legalização e tirar os garimpeiros da ilegalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário