EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 10 de novembro de 2012

MARABÁ NÃO REGISTRA CASOS DE RAIVA ANIMAL DESDE AGOSTO DE 2011


Sespa já disponibilizou as vacinas e agulhas para a nova campanha de imunização contra a raiva animal.

As últimas campanhas de vacinação de cães e gatos no município tem surtido o efeito esperado em Marabá. O último caso de raiva no município foi confirmado em agosto do ano passado, ou seja, há mais de um ano não aconteceram registros da doença, que pode ser transmitida para humanos, caso não haja a profilaxia correta. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciará mais uma campanha para imunizar cerca de 50 mil animais domésticos. Segundo o veterinário Nagilvan Amoury, coordenador do CCZ, a vacinação está prevista para iniciar em 21 de novembro, estendendo-se até 11 de dezembro na área urbana de Marabá. A partir de então, serão visitadas as comunidades rurais do município.

Por sua vez, a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (SESPA) já disponibilizou as vacinas e agulhas para a nova campanha de imunização contra a raiva animal. No que tange ao município, até o fim desta semana, será fechada a negociação em torno do pessoal e da logística necessários à realização dessa força-tarefa orçada em mais de R$ 80 mil. O dispêndio é compartilhado pelo Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou o equivalente a R$ 51,4 mil; o restante virá de contrapartida do município, sem incluir o valor das vacinas, também fornecidas pelo MS, via 11º Centro Regional de Saúde/SESPA.

Além da SMS, Ministério da Saúde, 11º Centro Regional da SESPA e Exército Brasileiro, a campanha de vacinação antirrábica conta ainda com apoio institucional da Semed, Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário