EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PF FAZ DEVASSA NA PREFEITURA DE TUCUMÃ


Polícia Federal também cumpriu mandados de busca na residência do prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso.

Agentes da Polícia Federal juntamente com uma equipe de auditores da Controladoria Geral da União, CGU, em 22 viaturas, cercaram o prédio da Prefeitura Municipal de Tucumã na manhã de ontem, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão de documentos com suspeitas de prováveis desvios de recursos federais, principalmente os relacionados a convênios de obras, saúde e educação. Várias pessoas ligadas à administração municipal foram intimadas para prestar esclarecimentos nos processos de interesse da justiça federal. A operação desencadeada em Tucumã, pela Polícia Federal, foi denominada de “Operação Boca de Lobo” e cumpriu nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Além da prefeitura, os agentes também cumpriram mandados de busca na residência do prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso.

De acordo com as investigações, o esquema de desvio de verbas ocorria através da realização de processos licitatórios fraudados, através da utilização de ‘laranjas’ e empresas comandadas por parentes de servidores municipais e pessoas ligadas diretamente ao próprio Prefeito Municipal, assim como através da utilização de empresas de ‘fachada’. O esquema teria se materializado por meio da contratação de serviços de construção, reforma e ampliação de escolas entre os anos de 2009 a 2012, período no qual podem ter sido desviados mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), onde a maior parte desses recursos foram canalizados para a empresa Construserv Serviços de Terraplenagem Ltda, sendo esta curiosamente ‘invencível’ em todos os processos licitatórios da Secretaria de Educação do Município de Tucumã, segundo as investigações.  

De acordo com a PF, as várias das empresas usadas no esquema, além de serem ligadas diretamente ao prefeito, contavam com “representantes” lotados na Secretaria Municipal de Educação e na Procuradoria do Município, sendo tudo parte da estrutura montada para fraudar licitações e dar sustentação ao esquema de desvio de verbas públicas. A operação contou com 58 policiais federais e 10 técnicos da Controladoria Geral da União (CGU). Todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Redenção, onde será periciado pelos técnicos da CGU.  

Em contato com a reportagem de O Liberal na tarde de ontem, o prefeito de Tucumã, Celso Cardoso, disse que recebeu os agentes da Polícia Federal em sua residência, sendo que teria demonstrado total cooperação com o cumprimento da diligência. “Não tenho nada a esconder. Mais uma vez estou sendo vítima de denúncias criminosas”. Disse o gestor, ressaltando que todos os servidores da prefeitura colaboraram com o trabalho da PF.


8 comentários:

  1. Vao em São Miguel do Araguaia, Anápolis e Goiânia, Goias, que lá estão os parentes deste ladrão safado chamado Celso Lopes; estes parentes, seus filhos, tão levando vida cheia de mordomia a custa do dinheiro roubado. Além de assassino de um adversário político, em 2003, Celso Lopes Cardoso vem roubando a anos no Sul do Pará e a justiça brasileira não faz nada ainda.
    Existem mais que indícios agora para prender não só ele mais parentes e pessoas ligadas a essa quadrilha. É preciso dizer também que ele prejudicou muito o candidato Adelar Pelegrini, que graças a Deus ganhou honestamente as ultimas eleições e o tirou da prefeitura. Cadeia pra Celso Lopes e seu bando.

    ResponderExcluir
  2. A PF e a CGU não acham o município de Tailândia no mapa? No FORUM tem vários processos de denúncias contra o ex-prefeito cassado em agosto e os 9 vereadores cúmplices das suas traquinagens.São desvios da educação; Fornecedores "laranja" parentes da esposa do prefeito; Empresa do vice construindo e prestando serviços para a prefeitura; ônibus de vereadores e secretários alugados para o transporte escolar; derrame de combustível em NF pelo fornecedor "MOR"; serviços de terraplenagem "fantasmas"; prestando contas do que já foi construído; folhas kilométricas do "Mensalinho". Como se vê, Tucumã é um igarapézinho diante do mar de lamas que rola na em Tailândia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denúncia certinha não adianta, tem que ter contato no governo do Estado para a denúncia levar a uma investigação. Tem que ter corrupção na denúncia. Celso Cardoso não fez nada disso!!!

      Excluir
  3. JUSTIÇA brasileira vamos fazer um limpa neste PARÁ aqui a coisa é feia, não sabemos mais pra quem recorrer.

    ResponderExcluir
  4. Falam que essa quadrilha é feita por ele e parentes, pessoas que não estão em Tucumã, mas moram em Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Brasilia. Pessoas que se beneficiam com o dinheiro público desviado. Deixemos a PF e p MPU fazer a devassa agora. Que sirva de exemplo punir este assassino.

    Só lembrando que agora esse mala sem alça, papada-de-peixe com viado, é ex-prefeito. Não conseguiu "vencer" as eleições. Levou um surra nas eleições de 2012. Achou que o povo é besta pro resto da vida. não se elege nem mais pra vereador. Agora vai responder ao crime de roubo dos cofres publicos e do assassinado de Adão Lote Resplandes.

    ResponderExcluir
  5. Si fosse pra cassar prefeitos sujos o 1° seria o Adelar como podes um prefeito entrar na candidatura ja com o nome sujo no SPC/SERASA? Agora julho fui na Taboca(municipio de Sao Félix do Xingu) apenas ve a serraria clandestina dele que era em Tucuma-PA e nao deu conta de manter,foi pra Taboca ta falindo tambem. Agora uma pessoa que nao da conta de administrar uma empresa dará contra de administrar uma cidade com mais de 27 mil habitantes? Em dezembro deste ano vou na Taboca novamente ver como está a serraria,e se ela estiver funcionando normalmente pode de falar que é as custa do dinhero publico porque apenas o salário que um prefeito ganha nao da de manter aquela serraria.

    ResponderExcluir
  6. Celso Cardoso não fez nada disso!

    ResponderExcluir
  7. Eu filho de Tucumã tenho 22 anos e tenho vergonha do governo em geral e da minha cidade, um governo para o bem de poucos e para o mal de muitos.
    fico triste quando vejo a população mais necessitada de cuidados serem tratados como lixo, na hora que necessitam de cuidados médicos, de uma educação de qualidade, saneamento básico é transporte.as ruas que não são ruas, as escolas sem professores os alunos sem aulas os idosos morrendo a mingua nossas crianças sem esperança de um bom desenvolvimento e qualidade de vida sem direito algum de cidadão.
    Eu não tenho nada a esconder meu nome é Leniel Dos Santos Silva
    moro em Tucumã a minha vida toda e sei a nossa realidade e não sou e não estou satisfeito com nem um dos governos anteriores eu tenho esperança de um dia venha ter um governo para o bem de todos com igualdade e justiça.

    ResponderExcluir