EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 4 de novembro de 2012

GRUPOS DISPUTAM PODER EM SERRA PELADA


Dois grupos disputam o comando da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada.
Um grupo de garimpeiros que faziam parte da diretoria anterior da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada, Coomigasp, invadiram, na quarta-feira, 31, as dependências do prédio da entidade, situada no centro da cidade de Curionópolis, no sudeste do Pará. A invasão, segundo o grupo, seria legítima, uma vez que uma nova diretoria da Coomigasp teria sido constituída em Assembleia Geral ocorrida recentemente sendo que a diretoria provisória, presidida por Amarildo Rodrigues, reassumiu as instalações da sede da Coomigasp. De acordo com o grupo de garimpeiros que ocuparam o prédio, a Ação está amparada por Lei, pelo Estatuto da entidade e pela Ata da Assembleia Geral Extraordinária que destituiu a ex-diretora e elegeu uma diretoria provisória com a finalidade de convocar novas eleições para o dia 18 deste mês de novembro, cujo edital já está publicado.

O impasse na direção da Coomigasp começou este ano, com o afastamento do presidente Gessé Simão. Atualmente, dois grupos disputam o comando da entidade, sendo que o valor de R$ 1 milhão de reais, que se encontrava depositado numa conta judicial, teria sido desviada pela diretoria atual. Esta semana, o promotor da Comarca de Curionópolis, Hélio Rubens Pinho Pereira negou o pedido feito pelo diretor da Coomigasp, Valder Falcão, do saque da quantia de R$ 500 mil reais que foram depositados na conta judicial  há quatro dias  pela mineradora canadense Colossus.

Na semana passada, o Ministério Público recebeu denúncias contra o diretor Valder Falcão, que incluem pagamentos de diretores e funcionários que vão muito além da realidade praticada por grandes empresas dos maiores centros  econômicos do país,  como São Paulo, Rio e Brasília. O primeiro repasse em dinheiro feito pela Colossus a ser depositado na conta judicial da cooperativa, ocorreu no dia 10 de outubro.  À época, o promotor Hélio Rubens exigiu que Valder Falcão fizesse uma planilha prévia das despesas mais urgentes a serem pagas pela Coomigasp.  Como a planilha foi apresentada, o promotor deu parecer favorável para que a juíza Eline Salgado, da comarca de Curionópolis, liberasse o dinheiro. De acordo com as denúncias da diretoria provisória da Coomigasp, os valores liberados foram desviados para outros fins.

Em nota a imprensa, o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Valder Falcão, ressaltou que o Departamento Jurídico da Coomigasp já tomou as devidas providências para que a diretoria reassuma a qualquer momento o comando da cooperativa. “O prédio da Coomigasp foi invadido ontem (31) por um grupo de pessoas, sob a orientação do elemento Toni Duarte, presidente de uma associação de garimpeiros criada por ele mesmo, que não representa a categoria nem de fato e de direito e por outros falsos líderes garimpeiros, que tentam a todo custo tomar a presidência da cooperativa visando apenas interesses financeiros pessoais”.  Diz a nota ressaltando que a Cooperativa não está funcionando, sendo que todo o corpo de funcionários aguarda a decisão de reintegração de posse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário