EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MP DESIGNOU PROMOTORA PARA ATUAR NO CASO DO LIXO TÓXICO DE ULIANÓPOLIS


Passivos começaram ser depositados na área em 2000, quando a Companhia Brasileira de Bauxita (CBB) criou Usina de Passivos Ambientais, responsável pela destinação final adequada de resíduos industriais. 



O procurador geral do Ministério Público do Estado do Pará, Antônio Eduardo Barleta de Almeida, assinou uma portaria, na quinta-feira, 06, designando a promotora de justiça Louise Rejane de Araújo Silva, para atuar em todos os feitos referentes Inquéritos Civis e nas Ações civis, criminais e administrativas relativas ao depósito de lixo tóxico existente na área da Usina de Passivos Ambientais, Uspam, situada na zona rural do município de Ulianópolis, no sudeste do Pará. 

Recentemente, o MP realizou uma Audiência Pública para esclarecer a população do município sobre o que está sendo feito pelas autoridades com relação ao lixo tóxico e rejeitos da Uspam/CBB, abandonados na zona rural do município a céu aberto, colocando em risco as pessoas, fauna e flora da região.

A Audiência Pública contou com a participação da procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente, Maria da Graça Azevedo da Silva, da promotora de Ulianópolis Louise Rejane de Araújo Silva, dos profissionais do Grupo Técnico Interdisciplinar (GTI) do MPE, Ana Lúcia, Layse Bastos, Tarcísio Feitosa e Paulo Accioli. 

Participaram também da audiência vereadores municipais e representantes do Ibama, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Evandro Chagas (IEC), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, e os responsáveis técnicos das empresas que depositaram lixo tóxico e rejeitos na área da Uspam/CBB. 

Após a audiência pública aconteceu uma reunião técnica entre as instituições e representantes das empresas envolvidas, na qual foi delineado como se procederia tal levantamento. As autoridades já iniciaram o procedimento de inventário na área, composta de cerca de mil hectares, sendo 300 hectares aproximadamente, de áreas nas quais se encontram lixo tóxico e rejeitos, dispostos aleatoriamente em baias de rejeitos e ramais, depositados dentro da mata em tambores e tanques com capacidade de 30 mil litros. Foram contratados “mateiros” para abrir floresta e encontrar os tambores. 

O material tóxico industrial começou a ser depositados na área em 2000, quando a empresa paulista Companhia Brasileira de Bauxita (CBB) cessou as atividades de exploração do minério e criou a Uspam (Usina de Passivos Ambientais), responsável pela destinação final adequada de resíduos industriais.

A incineração de parte do material seria através do forno que antes era usado na calcificação da bauxita. Como a legislação ambiental não foi cumprida, em 2003 o MPE ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra a empresa. 

A ação foi acatada e decidiu pela cessação das atividades irregulares da CBB/Uspam em Ulianópolis. A empresa cumpriu com a decisão judicial de fechar as portas, mas descumpriu a determinação de retirar os rejeitos perigosos. Com isso, todo o lixo químico ficou abandonado na área, sem o devido armazenamento. Esse fato só foi descoberto recentemente, quando um cliente interessado em adquirir a área encontrou os resíduos ambientais abandonados.

6 comentários:

  1. Parabéns Evandro uma excelente matéria até que enfim algo vai ser feito em ulianópolis...

    ResponderExcluir
  2. agora deu! como eventualmente os resende andam dizendo que foi o antigo prefeito ZÈ CARLOS, agora quero ver provar que não foram eles os.PROVEM! QUE EU QUERO VER, que não FORAM VOCÊS os verdadeiros CULPADOS...a doenças que só a justiça cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova esta ai na propria materia quem era a prefeita em 2000 ja q ia fazer tão mal por q aceitou e ficou recebendo o imposto gordo e agora ficam fazendo chantagem politica so isto ai q tem adizer do ze carlos atiro no pe.

      Excluir
    2. por q a prefeitura ñ vai pegar um pouco do po do centro da cidade para fazer analis se e q precisa e denuciar como denuciou a são lucas ou acham q ñ e crime anbiental po voando nas casas e no comercio e na cara da população e a fumaça invadido tudo estão esperando acontecer um DESASTRE e da lugar para a oposição falar de vçs q renda este po esta trazendo para o municipio. a são lucas sim estava dando renda e agora vão enpregar os pais de familia q ficou desmpregados.

      Excluir
  3. Bem que você deveria falar a verdade não é Sr° Evandro Correa? Mas se você não sabe eu te digo! Sabe quem colocou aquele lixo ali? Foi o Seu Chefe e também candidato a prefeito Zé Carlos Poleze Zavarize, fala a verdade, isso deve dar muito orgulho pra vocês né? a única cidade do estado do Pará que possui um depósito de lixo nuclear!!
    Nossa quanto orgulho vocês devem ter dessa candidato de vocês!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. E outra coisa, Faça um favor Sr° Jornalista, da próxima vez que você quiser comentar alguma porcaria aqui no seu blog, por favor seja homem o suficiente para postar em seu nome e não como anônimo como tem feito que eu sei, pois já rastreei sei IP e tenho provas contra você!!!

    ResponderExcluir