EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 23 de setembro de 2012

MARABÁ VAI REALIZAR EM OUTUBRO CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA


Intenção é vacinar um quantitativo de 55 mil cães e gatos num prazo de 28 dias.

Embora o Governo do Estado tenha anunciado a campanha antirrábica para o mês de novembro, a Prefeitura de Marabá, intermediada pela sua Secretaria de Saúde de Marabá (SMS), decidiu antecipar o início da vacinação para 22 de outubro. A antecipação se justifica em razão da última vacinação ter ocorrido entre setembro e outubro do ano passado, estando, portanto, vencendo a imunização dos animais, o que os tornará vítimas fáceis do vírus da raiva. Essa vacinação acontecerá no modo arrastão, de casa em casa, tanto na área urbana quanto na zona rural.

Comporão as equipes de vacinação um contingente aproximado de 300 pessoas entre servidores da SMS/CCZ – Centro de Controle de Zoonoses –, como agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, veterinários e coordenadores;  mais cerca de 80 homens do Exército Brasileiro, que sempre foi um grande parceiro da Saúde nessa empreitada. A intenção é vacinar um quantitativo de 55 mil cães e gatos, num prazo de 28 dias, com início previsto na zona rural em 21 de outubro. Os vacinadores terão de percorrer aproximadamente 25 vilas, sendo algumas delas a mais de 250 quilômetros de distância da sede municipal.

Essa força-tarefa está orçada em R$ 81,6 mil, sendo disponibilizado pelo Ministério da Saúde o equivalente a R$ 51,4 mil, o restante virá de contrapartida do município, sem incluir o valor das vacinas, também fornecidas pelo MS, via 11º Centro Regional de Saúde/SESPA – Secretaria Executiva de Saúde do Pará.
Além da SMS, Ministério da Saúde, 11º CRS/SESPA e Exército Brasileiro, a campanha de vacinação antirrábica conta ainda com apoio institucional da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário