EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 8 de setembro de 2012

PRESO EM GOIÁS ENVOLVIDO NO ASSASSINATO DO DELEGADO ANDRÉ ALBUQUERQUE



Em 2006 o delegado André Albuquerque pediu a prisão de Davi Resende, Marta Resende e Lindomar Resende acusados de serem os mandantes do  assassinato de Silvério Lourencine Deprá, em Ulianópolis.

A Polícia Civil do Pará prendeu, em Goiânia, capital de Goiás, nesta quarta-feira, 5, Vailton Pereira Evangelista, 27 anos, indiciado por envolvimento no assassinato do delegado André Albuquerque, em Parauapebas, sudeste do Pará. A prisão do acusado foi realizada pela equipe policial coordenada pelo delegado Lúcio Flávio Filho, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), da Polícia Civil em Redenção, órgão vinculado ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP). Vailton Evangelista foi preso, por volta de 07:30, pela equipe policial paraense. Ele foi abordado pela equipe da Polícia Civil do Pará no momento em que saía de sua residência em via pública. O preso deverá ser transferido para o Estado do Pará, após autorização do Poder Judiciário do Estado de Goiás. O preso permanece recolhido na capital goiana. Ainda não há data prevista para o recambiamento ao Pará. O assassinato do delegado foi em 3 de outubro de 2010, por volta de 20:30, em uma área de invasão, em Parauapebas.

Na época, o delegado, que era diretor da Seccional Urbana local, foi à área, juntamente com quatro investigadores, para efetuar as prisões de criminosos que estavam escondidos em uma casa. No imóvel, estavam Joel Bispo de Sousa, 31, de apelido “Índio"; Ronaldo Rodrigues Lopes, 23, alcunhado de “Rodrigo”, ambos fugitivos do Centro de Recuperação Agrícola "Mariano Antunes" (CRAMA), de Marabá; Roni Moura Eleotério, 27, de apelido "Baby Dool", e Vailton Pereira Evangelista. A equipe policial, ao chegar à residência, foi surpreendida a tiros pelos criminosos. Os bandidos fizeram uma série de disparos em direção aos policiais civis que revidaram. Na troca de tiros, o delegado André Albuquerque foi atingido por dois disparos de arma de fogo - no braço e peito - feitos por Joel Bispo de Sousa. Com os tiros, o delegado morreu no local. Durante as investigações, foi confirmada a autoria do crime e identificados os envolvidos.

Assim, foi feita a representação pela decretação das prisões preventivas de todos os bandidos ao Poder Judiciário da Comarca de Parauapebas. Os levantamentos iniciais mostraram que os criminosos fugiram da cidade para outros Estados. Para localizar cada um, a Polícia Civil deu início à uma longa operação policial. Inicialmente, foi localizado e preso Joel Bispo de Sousa, na cidade de Açailândia, interior do Estado do Maranhão, em 2011. A captura foi resultado de trabalho policial conjunto das Polícias Civil do Pará e do Maranhão. Ainda, em 2011, foi preso o segundo envolvido na morte do delegado. Roni Moura Eleotério estava escondido na cidade de Araguaína, no Estado de Tocantins. A prisão dele também foi resultado de uma operação conjunta das Polícias Civil do Pará e do Maranhão. O delegado Lúcio Flávio explica que a localização dos três criminosos responsáveis pelo assassinato do delegado André Albuquerque se deu após investigação policial coordenada pelo Núcleo de Inteligência Policial da Polícia Civil do Pará, sob coordenação do delegado Cláudio Galeno de Miranda Soares Filho.

As investigações contaram com o deslocamento de policiais do Pará para os Estados do Maranhão, de Tocantins e de Goiás, para realizar levantamentos que possibilitaram a localização dos indiciados. "A periculosidade e articulação da quadrilha ficou demonstrada pela facilidade com que os mesmos saíram do Estado do Pará, após o assassinato, ramificando-se em vários outros Estados da Federação", salientou o delegado Lúcio Flávio. Para ele, tal fato não foi empecilho para a execução das prisões dos criminosos graças à seriedade do trabalho realizado pela equipe policial. 

O delegado Cláudio Galeno destacou que “os criminosos devem ficar cientes de que a Polícia Civil do Pará atua intensamente no embate ao crime, bem como a fuga deles a outros Estados não é nem será obstáculo para a aplicação da lei”. As investigações continuam para localizar e prender o último integrante da quadrilha, de nome Ronaldo Rodrigues Lopes, de apelido "Rodrigo". A Polícia Civil solicita à população que, se souber do paradeiro do foragido, deve telefonar para o número 181, o Disque-Denúncia. A ligação é gratuita e totalmente sigilosa. A operação policial atendeu à determinação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará e da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado.

3 comentários:

  1. sr evandro na epoca da morte da doraty quem fez a investigaçao foi o dr andre eo investigador afonço e vc sabe que o maior interessado na morte da doraty era sr davi resende por ter uma enorme area de terra na reserva verde para sempre na epoca um comerciante de ulianopolis estava dentro do aviao de davi quando presenciou uma converssa de davi com prefeito de anapu combinando a morte de doraty e 15 dias depois aconteceu o crime sera que essa morte de andre nao foi como queima de arquivo como e de costume dos resende fica a dica ai sr evandro .

    ResponderExcluir
  2. ei sr evandro esse comerciante que o comentarista ai de cima esta si referindo eo ze iran da satel ele foi ate embora daki com medo ele ia para senador jose porfirio estalar uns telefones rural la e ele ouviu o xefe falando no telefone com o prefeito

    ResponderExcluir
  3. é isso que me doi na alma saber que esse homem faz tudo isso e niguem que tem poder como ele nao faz nada ,é um verdadeiro descaso com a vida do ser humano e medoi mais saber que tem pastores querendo colocar esse tipo de gente no poder ;diz que ai daquele que toca num urgido do senhor ,mais fica uma duvida no meu coraçao será que esses sao realmente ungidode de Deus ,nao enxergam o que esse homem faz,muitos falan que esses prs estao na mao do homem (davi) ai eu pergunto? ungido do senhor tem que ter medo de ficar na mao de um homem ou na mao de Deus?pois pode ter certesa que a mao de Deus é muito mais pesada ,creio eu .pastores fica aqui um pouco do meu desabafo pense bem em quem vcs estao apoiando pois o nosso inimigo nao vem com propostas ruins ,ele vem é com propostas maravilhosas e talvez isso tem encantado vcs ,olhem pelo espiritual e Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir