EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ZONAS ELEITORAIS DE MARABÁ INICIAM PREPARAÇÃO DAS URNAS DE VOTAÇÃO



Antes de estarem disponíveis para os eleitores, as urnas passam por uma bateria de procedimentos para garantir  um bom andamento do processo eleitoral.

As mais de 500 urnas eletrônicas que serão empregadas nas eleições de 7 de outubro deste ano em Marabá já começaram a ser desencaixotadas e preparadas. Na segunda-feira, 24, os trabalhos iniciaram na 23ª Zona Eleitoral, que compreende Velha e Nova Marabá, e o município de Nova Ipixuna. Na terça-feira (25), começou a movimentação  das urnas da 100ª ZE, que engloba as seções da Cidade Nova,  zona rural e o município de Bom Jesus do Tocantins. 

Antes de estarem disponíveis para os eleitores, as urnas passam por uma bateria de procedimentos que garantem um bom andamento do processo eleitoral. Após retirada da caixa, a urna é ligada à energia elétrica. Com uma pequena chave, que no dia da eleição é de responsabilidade do presidente da seção, o aparelho é ligado.

Para configurar a máquina, os técnicos utilizam dois equipamentos básicos, o flash de carga e a mídia de resultado. O flash de carga é um cartão de memória que contém os dados de localização de cada urna. A partir dele é possível saber em qual cidade, zona eleitoral e seção a máquina se encontra. Já a mídia de resultado é um pendrive com os dados dos candidatos a vereador e prefeito desta eleição. Após a votação esta mídia é retirada da urna e entregue à Justiça Eleitoral para o processamento dos votos. 

Após a inserção de ambas as mídias, a máquina carrega e emite uma mensagem com o horário e data em que começa a funcionar. Depois disto a urna é desligada na chave e encaixotada novamente, ficando pronta para ser transportada na véspera da eleição. Um relógio interno que só libera o seu funcionamento para receber votos as 8 horas do dia 7 de outubro.

No dia 7 de outubro, entre 7 e 8 horas, após ser ligada pelo presidente da seção, a urna ainda emite a chamada zerézima, uma lista impressa pela própria máquina que assegura que nenhum candidato contabilizou votos antes do início da votação. Durante o processo os compartimentos que contêm o flash de carga e a mídia de resultado permanecem lacrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário