EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 1 de setembro de 2012

MARABÁ REALIZA SEMANA EDUCATIVA PARA TENTAR CONTER MORTES NO TRÂNSITO


Departamento de Trânsito do município registrou 875 acidentes de em 2011.

Na tentativa de conscientizar a população marabaense para redução dos índices de hospitalização e mortalidade em consequência dos acidentes de trânsito, a Prefeitura de Marabá, intermediada pela Secretaria Municipal de Saúde e parceiros como DMTU, DETRAN, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação, dentro outros, reuniram-se na manhã de ontem para concluir a programação da Semana do Trânsito, a transcorrer no período de 18 a 24 de setembro. De acordo com a programação, serão utilizados diversos tipos de mídia: panfleto, outdoor, cartazes, carreata, dentre outros, incluindo surpresas que deverão chamar a atenção de pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores, no sentido de conscientizarem-se de como devem proceder no trânsito, a fim de que se evitem possíveis acidentes.

Em Marabá, embora o quantitativo de acidentes esteja dentro de uma média, nos últimos três anos, a quantidade de vítimas fatais tem aumentado. 73 pessoas morreram no trânsito de Marabá em 2009; no ano seguinte, 79; em 2011, foram 93 falecimentos pela mesma causa. Em 2010, o DMTU registrou de 875 acidentes de trânsito no município; em 2011, praticamente a mesma quantidade, 871. No entanto, foram exatamente 20 vítimas fatais a mais que em 2009.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil vive uma epidemia de acidentes de trânsito, principalmente de motocicletas. Os gastos do SUS com internações, em consequência de acidentes de trânsito, equivalem a 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, ou seja, aproximadamente R$ 22 bilhões. No caso de Marabá, os acidentes de moto são bem menores que os demais. No ano passado, o DMTU contabilizou 498 acidentes envolvendo somente carros, contra 75 apenas de motocicletas; 274 acidentes entre motos e carros e 24 no trânsito por outras origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário