EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 8 de setembro de 2012

DESCARGA ELÉTRICA MATOU 71 RESES EM FAZENDA NA ZONA RURAL DE MARABÁ


Gado pertence a fazenda Bela Aurora, de propriedade do pecuarista José Francisco Diamantino. 

Cerca de 71 reses de elite da raça nelore, da fazenda Bela Aurora, em Marabá, morreram com uma descarga elétrica de 34.500 volts, ocorrida na manhã de quarta-feira, 05. O plantel pertence ao pecuarista José Francisco Diamantino, um dos maiores criadores de gado do Pará. Os funcionários da fazenda Bela Aurora, a 20 quilômetros de Marabá, foram surpreendidos com um incêndio que consumia parte do pasto daquela propriedade por volta de 10 horas. Ao chegarem ao local, notaram que nada menos que 71 reses de elite tinham morrido eletrocutadas e o pasto estava queimando. A primeira atitude dos funcionários da fazenda Bela Aurora, que tem 3.600 hectares, foi apagar o incêndio, para que ele não se espalhasse para outras áreas da propriedade e causasse mais estragos, uma vez que há ali mais de 5 mil cabeças de gado.

Os funcionários descobriram que o incêndio foi causado pela queda de um poste de uma rede de energia que passa dentro da fazenda, com 34,5 Kv, o que corresponde a 34,5 mil volts. Apenas um dos fios da rede trifásica tocou no chão e as 71 reses que pastavam ali embaixo sofreram a descarga elétrica e tiveram morte fulminante. O contato do fio no chão provocou também um incêndio no pasto que se espalhou rápido, num raio de 300 metros.

A reportagem tentou, sem sucesso, falar com o gerente da fazenda, Rildo Caldeira, para saber detalhes sobre a perda e a quem pertenceria a rede elétrica. Informações repassadas a O Liberal dão conta de que os prejuízos com a perda das 71 reses giram em torno de R$ 300 mil, sendo que cada cabeça custaria, em média, R$ 4.200,00.  No final da tarde de ontem, os animais foram levados em caçambas para serem enterrados em uma área no fundo da fazenda. A fazenda Bela Aurora é apenas uma das várias propriedades do Grupo Revemar, que é composto por uma gama de empresas que têm como carro chefe o ramo de concessionárias de automóveis, motos, ônibus, caminhões, tratores, pneus e fábrica de cimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário