EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 18 de setembro de 2012

EMPRESÁRIO DENUNCIA OMISSÃO DO IBAMA



Hashid Uliana diz que agentes estão fazendo “vista grossa” para locais onde existem focos de produção de carvão ilegal.

O empresário Achides Uliana procurou a reportagem de O Liberal, na tarde de ontem, para denunciar suposta omissão de agentes do Ibama no município de Ulianópolis, no sudeste do Pará. De acordo com Uliana, os agentes tem realizado ações sistemáticas de repressão ao desmatamento, sendo que existem vários outros crimes ambientais ocorrendo na região aos quais não estariam sendo fiscalizados pelos agentes. 

Segundo o empresário, na manhã de ontem, ele abordou, em Ulianópolis, dois agentes do Instituto para denunciar a existência de centenas de fornos de carvão ilegais situados ao longo da estrada da “Cauaxi”, que dá acesso ao município de Goianésia do Pará. Depois de ouvir a denúncia, os agentes teriam afirmado a Achides que estavam em Ulianópolis para averiguar outra situação, sendo que os mesmos não poderiam fazer nada pelo denunciante. 

Achides Uliana afirma ainda que na tarde de ontem, os agentes do Ibama autuaram e multaram algumas serrarias da cidade, no entanto ninguém se dispôs a averiguar as denúncias do empresário. “O que estou percebendo é que estão sendo fiscalizadas apenas algumas áreas. Ou seja, quem trabalha certo eles autuam. Quem trabalha errado e contra a lei pode ficar tranquilo que não vai ser incomodado pelo Ibama”.

 Afirma Achides, ressaltando que existem áreas em Ulianópolis, onde existem focos de produção de carvão ilegal, que estão sendo sistematicamente ignoradas pela fiscalização. “Eu já apresentei a denúncia na sede do Ibama em Belém. Até hoje ninguém tomou qualquer providência”. Denuncia o empresário. 

Em contato com a reportagem na tarde de ontem, o chefe de operações do Ibama, Paulo Maués, disse que o empresário deveria formalizar a denúncia no município de Dom Eliseu, onde as equipes do Ibama estão alojadas. No entanto, Hashid afirma que já fez a denúncia ao próprio Paulo Maués. “Ele tem conhecimento da situação. Eu entreguei a denuncia nas mãos dele, em Belém”. 

De acordo com o chefe de fiscalização, que comanda as equipes que estão em Dom Eliseu e Ulianópolis, o Ibama não possui estrutura humana para atender todas as ocorrências. Para a reportagem, o empresário Achides Uliana afirma que irá formalizar uma denúncia no Ministério do Meio Ambiente para que sejam apuradas a suposta omissão por parte dos agentes, bem como para que todas as áreas onde existem focos de crime ambiental sejam fiscalizadas em Ulianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário