EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MANIFESTANTES INVADEM PRÉDIO DA ELETRONORTE




Expropriados quebraram uma porta de acesso ao Centro Administrativo, ocasião em que houve enfrentamento com os seguranças da Estatal.

Manifestantes ligados ao Movimento dos Expropriados da Usina Hidrelétrica de Tucuruí à Jusante e Montante, que acamparam na manhã de segunda-feira, 03, em frente ao Centro Administração de Vilas invadiram o prédio para exigir a audiência com os diretores da Eletrobrás Eletronorte. A manifestação é uma represália contra a Estatal que não enviou representante na última reunião ocorrida na última quarta-feira, 29, sendo que a invasão visa forçar uma nova rodada de negociações com a diretoria da Empresa. Os manifestantes quebraram uma porta de acesso e houve enfrentamento com os seguranças da Estatal.

De acordo com Diana Bem Cássio, liderança da Montante da UHE Tucuruí, a ocupação só aconteceu porque as lideranças estão fartas de serem enganadas pelos representantes da Eletronorte. “Como eles não deram nenhuma posição para nós até o momento resolvemos ocupar o prédio e só vamos sair após a nossa audiência”, declara a manifestante. Após o incidente, a guarnição da Polícia Militar que acompanha a manifestação desde cedo, resolveu intervir e a retirada dos manifestantes foi negociada pelo capitão Augusto César.

A reunião, que estava marcada para acontecer às 16 horas de ontem, ocorreu às 18h com os representantes da Eletrobrás Eletronorte à portas fechadas. Os representantes da Apovo entregaram a pauta de reivindicações, mas até o início da noite de ontem o resultado da reunião não foi divulgado. Representantes da Associação das Populações Organizadas Vítimas das Obras no Rio Tocantins e Adjacências, Apovo, cobram o cumprimento de uma extensa pauta de reivindicações levantada pelo Movimento, com cerca de 43 itens.  Em todo o Brasil, a Apovo estima que 1,3 milhão de pessoas tenham sido prejudicadas pela construção de barragens e hidrelétricas nos últimos 30 anos e só em Tucuruí, cerca de 8 mil pessoas ainda esperam as compensações provenientes da construção da UHE Tucuruí.

As lideranças cobram, dentre outras, a continuidade do programa Cheque Moradia que atende cerca 7 mil famílias nos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Baião. Eles denunciam ainda o descaso e abandono da Gestão Estadual do Mosaico do Lago de Tucuruí e o desvio de dinheiro público que inviabilizou as atividades pesqueiras na região do lago atingindo sete municípios que compõem a área de proteção gerenciada pela Eletronorte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário