EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 4 de setembro de 2012

EXPROPRIADOS PROTESTAM EM TUCURUÍ



Manifestantes exigem uma reunião com a diretoria da Eletrobrás.

Cerca de 50 manifestantes ligados ao Movimento dos Expropriados da Usina Hidrelétrica de Tucuruí à Jusante e Montante, acamparam ontem em frente ao Centro Administração de Vilas para forçar uma nova rodada de negociações com a diretoria da Eletrobrás Eletronorte. A manifestação é uma represália contra a estatal que não enviou representante na última reunião ocorrida na última quarta-feira, 29. Esta é a segunda manifestação em menos de uma semana, já que os expropriados fecharam a rodovia BR-422 na segunda-feira, 27, para tentar forçar nova reunião com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA, Eletrobrás Eletronorte e Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, SEPAq.

Representantes da Associação das Populações Organizadas Vítimas das Obras no Rio Tocantins e Adjacências, Apovo, cobram o cumprimento de uma extensa pauta de reivindicações levantada pelo Movimento, com cerca de 43 itens.  Em todo o Brasil, a Apovo estima que 1,3 milhão de pessoas tenham sido prejudicadas pela construção de barragens e hidrelétricas nos últimos 30 anos e só em Tucuruí, cerca de 8 mil pessoas ainda esperam as compensações provenientes da construção da UHE Tucuruí.

As lideranças cobram, dentre outras, a continuidade do programa Cheque Moradia que atende cerca 7 mil famílias nos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Baião. Eles denunciam ainda o descaso e abandono da Gestão Estadual do Mosaico do Lago de Tucuruí e o desvio de dinheiro público que inviabilizou as atividades pesqueiras na região do lago atingindo sete municípios que compõem a área de proteção gerenciada pela Eletronorte.

Representantes da Eletrobrás Eletronorte, João Carlos Smielevski, gerente administrativo, informou que a Empresa receberá os representantes do movimento em uma reunião com diretores que acontece hoje às 16h, no prédio da administração de Vilas, em Tucuruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário