EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BOMBEIROS E BRIGADISTAS CONTINUAM FAZENDO TRABALHO DE RESCALDO NA FLORESTA DE CARAJÁS

Incêndio teve início no dia 16 de agosto e pode ter sido provocado por uma empresa que presta serviços à Eletronorte.

Brigadistas e Bombeiros divulgaram relatório ontem informando que após 26 dias de intenso combate, o incêndio ocorrido na Floresta Nacional de Carajás continua sob controle em fase de rescaldo. Os focos de requeima na área atingida se intensificaram nesta semana, exigindo grande esforço dos brigadistas. Segundo voluntários, o apoio da aeronave no trabalho de rescaldo tem sido importante no monitoramento e no resfriamento dos locais de requeima mais intensa. O combate é coordenado pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela proteção da Floresta, com o apoio do Ibama/Prevfogo e da mineradora Vale, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás.
Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , a Floresta Nacional de Carajás, com cerca de 400 mil hectares, foi criada pelo decreto 2.486, de 2 de fevereiro de 1998. 

Dentro da área protegida é permitida a exploração mineral. O incêndio teve início no dia 16 de agosto, e pode ter sido provocado por uma empresa que presta serviços à Eletronorte, fazendo limpeza na área do linhão. Presume-se que, para acelerar o trabalho, foi ateado fogo numa área da floresta. O clima seco, agravado pela escassez de chuvas na região, fez com que o as labaredas se multiplicassem e se espalhassem rapidamente.

De acordo com a equipe que comanda a brigada e os voluntários que ajudam no combate ao incêndio, o fogo se dirigiu para as áreas montanhosas, resultando num obstáculo a mais para a ação dos brigadistas a serviço da Vale. Nos últimos 6 anos, sempre nesta época, são registradas vários incêndios e queimadas na região. O último grande incêndio ocorrido na Floresta Nacional de Carajás foi registrado no ano de 2007, sendo que boa parte da área foi atingida pela ação do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário