EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 1 de setembro de 2012

FOGO NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS ESTÁ CONTROLADO



Incêndio só será considerado extinto após a conclusão do rescaldo que deve perdurar mais 15 ou 20 dias.

Um Boletim divulgado ontem por Brigadistas informa que finalmente foi controlado o incêndio que consumia há 15 dias a Floresta Nacional Carajás, no sudeste do Pará. De acordo com as equipes que trabalham no local, o apoio do Prevfogo do Ibama, que enviou 14 integrantes da brigada municipal de Itupiranga e um coordenador do Estado de alagoas, o reforço aportado pela VALE na infraestrutura com mais um helicóptero de combate e um grupo bombeiros civis especializados foram decisivos para o controle das chamas. As chuvas nos dias 29 e 30, mesmo curtas e localizadas também contribuíram muito para a contenção do incêndio.

De acordo com os brigadistas, a área queimada está toda cercada por aceiros mecânicos e manuais. Um pequeno igarapé também contribui para os trabalhos, uma vez que é considerado uma barreira natural ao avanço do fogo. “Iniciamos o trabalho de rescaldo e monitoramento das linhas defesa. A extensa área e a densa vegetação queimada dificultam este trabalho devido à grande ocorrência de focos de requeima na área atingida”. Informa o relatório dos brigadistas informando que o incêndio só será considerado extinto após a conclusão do rescaldo que deve perdurar mais 15 ou 20 dias.

A equipe envolvida diretamente no combate, especialmente aqueles que estão presentes desde o primeiro dia, chega a mais de 100 colaboradores entre brigadistas, apoio, logística e coordenação. “Ainda não terminou e toda a paciência e atenção são necessárias para mantermos o controle deste incêndio florestal e evoluirmos para a sua extinção”. Diz um dos brigadistas envolvidos na operação. O combate é coordenado pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela proteção da Floresta, com o apoio da mineradora Vale através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios do Mosaico de Unidades Conservação Carajás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário