EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DEPUTADO PEDE MAIS SEGURANÇA NA ÁREA DO GARIMPO DE SERRA PELADA


Milton Zimmer diz que protesto ocorrido em agosto deve ser visto com preocupação por parte do legislativo Estadual.

O deputado estadual Milton Zimmer usou a tribuna da Assembleia Legislativa, esta semana, para reivindicar maior atenção e investigação rigorosa no episódio envolvendo os garimpeiros de Serra Pelada, em Curionópolis, sudeste do Pará.

Para o parlamentar, o último protesto ocorrido em agosto, quando  os garimpeiros bloquearam a estrada que dá acesso à vila e incendiaram veículos como forma de reivindicar melhorias para a comunidade, deve ser visto com preocupação por parte do poder legislativo e executivo do Pará.  “Não devemos criminalizar os manifestantes por exigirem seus direitos que não foram cumpridos há anos.

É lamentável que o movimento tenha  excedido ao depredar bens, mas se não houver uma ação rápida por parte dos poderes públicos para garantir os direitos da categoria garimpeira temo que o pior aconteça. Nesse sentido, é preciso agir rápido para evitar que mais um massacre ocorra no Estado”, justifica.    

Preocupado, Zimmer solicitou aos deputados integrantes da Comissão Externa de Serra Pelada e da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração para ampliarem o debate juntamente com outros órgãos e entidades, com o objetivo de envolver a participação dos garimpeiros, Assembleia Legislativa, Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral, Organização das Cooperativas Brasileiras e a empresa Colossus, responsável pela exploração mecanizada do garimpo. 

“Temos que unir e buscar alternativas para garantir os direitos dos garimpeiros e a continuidade do processo de exploração sem infringir os verdadeiros direitos da classe”, concluiu.   
Na oportunidade, o presidente da Frente, deputado Raimundo Santos, informou que o caso já foi comunicado ao Ministério das Minas e Energia  e que aguarda um posicionamento do órgão para agendar uma audiência entre os parlamentares e o ministro Edison Lobão, em Brasília. Na tentativa de resolver os conflitos envolvendo os direitos da categoria  o poder legislativo tem realizado nos últimos anos visitas e reuniões na vila do antigo garimpo.

História - O garimpo de Serra Pelada descoberto na década de 80, passou a ser conhecido como a maior mina de ouro do mundo e por ter na época mais de 80 mil garimpeiros trabalhando com a extração do minério. De lá para cá, os moradores da Vila vêm sofrendo com a falta de investimentos na saúde, educação, saneamento, energia e infraestrutura.

4 comentários: