EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SANTARÉM É FINALISTA DO PRÊMIO ROSANI CUNHA


Iniciativa do Governo Federal objetiva identificar e valorizar práticas bem sucedidas na gestão do Programa Bolsa Família.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Tereza Campello, anunciou ontem em Brasília que o município de Santarém é finalista do prêmio Rosani Cunha, pelas práticas bem sucedidas empregadas no Programa Bolsa Família. O anuncio foi feito durante a Conferência Nacional de Assistência Social, que está ocorrendo em Brasília desde a segunda-feira 16. O Governo Federal destacou 12 práticas bem sucedidas do Programa Bolsa Família no ano de 2013, sendo nove de municípios e três de estados, como finalistas do Prêmio. Na noite de ontem, a Secretária de Assistência Social, Zuila Wanghon, recebeu o certificado de prática bem sucedida e finalista das mãos da ministra.

Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social , foi o único município da Região Norte entre as práticas destacadas, com o Projeto "Maromba" - prática de Busca Ativa para cadastramento e atualização cadastral da população ribeirinha no CAD Único (abrangendo Bolsa Família e Bolsa Verde). 

O projeto ganhou destaque entre as práticas dos Governos Federal e Estadual pelo expressivo número de famílias alcançadas em tão pouco tempo (menos de 1 ano de gestão). De janeiro a julho de 2013, o projeto inseriu mais de 700 famílias ribeirinhas no Cadastro Único. De julho a outubro, só no Programa Bolsa Verde, foram mais de cinco mil famílias (Lago Grande, Arapiuns, Tapajós e Várzea).

O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos, é uma iniciativa do Governo Federal e tem por objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas bem sucedidas e inovadoras na gestão local do Programa Bolsa Família.

"A difícil localização das famílias que vivem em comunidades ribeirinhas do Município de Santarém, no Pará, é um dos entraves ao acesso dessas populações aos serviços sociais ofertados pelo Poder Público. Em algumas localidades, o deslocamento de barco pode durar até 10 horas. Por isso, a prefeitura intensificou o serviço de Busca Ativa com foco nessas populações, por meio do Projeto Maromba. O objetivo é localizar, identificar e incluir essas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal", afirma o site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário