EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ANAC AUTORIZA POUSO DE BOENING EM ALTAMIRA


Pista municipal passou a ter capacidade para receber aeronaves de maior porte.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou esta semana as alterações das dimensões e da resistência do pavimento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Altamira, no oeste do Pará. A portaria nº 3.248, de 10 de dezembro de 2013, atualizou as características da pista do aeroporto paraense, que passou por obras de revitalização e ampliação entre 2011 e 2012.

As obras, nas quais foram investidos R$ 12,4 milhões, contemplaram o reforço estrutural do pavimento, da pista de táxi e do pátio de estacionamento de aeronaves, além da construção do balizamento noturno da pista. Com as reformas, a pista do aeroporto teve sua largura aumentada para 30 metros, com acostamentos de quatro metros em cada lado.

Com as intervenções, a pista passou a ter capacidade para receber aeronaves de maior porte, com peso de decolagem máximo (PMD) de até 70,33 mil kg. A publicação da portaria nº 3.248 significa também a confirmação oficial para que o aeroporto opere essas aeronaves.

Entre os aviões que poderão operar no aeroporto, está o Boeing 737-700, que tem capacidade para transportar até 144 passageiros.  Atualmente, a maior aeronave em operação em Altamira é o Embraer 190/195, com PMD de 52 mil quilos e capacidade para transportar até 118 passageiros. Vale destacar que o recebimento de novos voos depende de trâmites que envolvem discussões com companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil.

Recentemente, Altamira recebeu também melhorias para o recebimento dos passageiros. Em outubro, a Infraero entregou os trabalhos de reforma e ampliação da sala de embarque, com investimentos de R$ 25,5 mil.

“O Aeroporto de Altamira se situa entre duas cidades importantes do Pará, Marabá e Santarém, o que o torna estratégico para o estado. A atualização significa que o Aeroporto de Altamira poderá ampliar ainda mais seu papel no desenvolvimento da Região Transamazônica”, pontuou Edson Luís Silva, superintendente do terminal paraense.

Um comentário: