EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

IDEFLOR REALIZA VISITA DE MONITORAMENTOS NAS ÁREAS DE CONCESSÃO FLORESTAL

Instituto que saber se as empresas vencedoras das concessões estão cumprindo as cláusulas contratuais do processo

Os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) estão fazendo visitas técnicas de monitoramento das concessões florestais nas Unidades de Manejo Florestal – UMF VIII e IX, localizadas na floresta estadual do Paru, com o objetivo de verificar in loco se as empresas vencedoras das concessões estão cumprindo as cláusulas contratuais do processo. A atividade vai até o próximo dia 11 deste mês.

O Estado assinou nove contratos de concessão florestal, concedendo 477.141,12 hectares de áreas de florestas públicas entre 2011 e 2012. Atualmente, cinco contratos estão com o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) aprovado pelo órgão licenciador, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O Ideflor faz um trabalho de monitoramento contínuo nas áreas concedidas. “O monitoramento é feito durante o ano todo por meio do sensoriamento remoto e pelo acompanhamento pelo Sisflora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais) do volume de madeira comercializada, além das visitas técnicas de monitoramento, cujo planejamento é garantir duas visitas por ano em cada UMF sob concessão florestal que já tiverem suas atividades exploratórias iniciadas”, explica o gerente de monitoramento do Ideflor, Douglas Serrão.

Segundo Serrão, o monitoramento das concessões é feito tendo como base o contrato de concessão e o manual de monitoramento das concessões florestais. “Nas visitas é possível identificar de que forma as empresas estão desenvolvendo as atividades declaradas, se elas estão cumprindo as normas do manejo florestal, obter informações sobre segurança do trabalho, condições de trabalho, técnicas de planejamento florestal, dentre outros pontos do contrato”, conta.

As empresas que não estiverem atuando de acordo com o contrato são informadas por meio de oficio. “Nesse oficio é apresentado o prazo para que as empresas possam se regularizar. Caso isso não aconteça, serão aplicadas as sanções administrativas de acordo com o contrato e o manual de monitoramento de concessões florestais, que é a advertência formal por escrito ou multa de ate 10% sobre o valor da proposta de preço, dentre outras”, informa o gerente de monitoramento.

Estas são as últimas áreas onde será realizada visita técnica de monitoramento este ano. Anteriormente foram realizadas duas visitas técnicas nas UMFs I e III e uma na UMF II, todas localizadas no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário