EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

GOVERNO VAI MEDIAR CONFLITO EM FAZENDA

Hidelgardo Nunes e ouvidor agrário participaram de reunião conciliatória em Redenção.

O cumprimento de uma Liminar de reintegração de posse na Fazenda Barra do Triunfo, com a eminente retirada dos posseiros que residem na área, vem preocupando autoridades e entidades ligadas à terra.  A área foi ocupada há mais de vinte anos e hoje dá abrigo há mais de 200 famílias que já realizaram plantações e benfeitorias na fazenda.  Preocupado com o desfecho do conflito, o Governador do Estado, Simão Jatene, enviou a Redenção o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo de Figueiredo Nunes, para participar de uma reunião conciliatória, com o intuito de evitar mais uma consequência grave no campo.

Em contato com O Liberal na tarde de ontem, Hidelgardo Nunes, declarou que está acompanhando de perto a situação de conflito que perdura há anos envolvendo a disputa pela posse da fazenda, situada no município de São Félix do Xingu. “Estamos tratando de vidas de centenas de pessoas que estão há décadas naquela área e que se veem ameaçadas de uma hora para outra de terem que deixar seus lotes agrícolas. O Governo está pedindo as partes a cautela e o bom senso necessários para que não se tenha mais uma vez a história do Pará manchada por conflitos agrários”, alertou Hildegardo.

A área pertence hoje a um dos maiores fazendeiro do Brasil, o pecuarista e empresário Luiz Pires. A propriedade tem uma área de 60 mil hectares, sendo que 30 mil estão ocupados por posseiros. Na semana passada, Hidelgardo Nunes participou de uma reunião em Redenção para tentar intermediar o impasse. Do encontro participaram o ouvidor agrário nacional, Gersino Sousa, lideranças da CPT, Fetagri, posseiros que ocupam a área e os advogados do pecuarista Luis Pires.

Por sua vez, os representantes dos posseiros rechaçaram a proposta ofertada pelo fazendeiro, de indenizar as benfeitorais, afirmando que os mesmo já haviam declarado que preferem a terra para trabalhar e viver com suas famílias. O ouvidor agrário Gercino Sousa disse na reunião que enviará ofício a juíza da vara agrária de Redenção solicitando que o mandado de reintegração de posse da Fazenda Barra do Triunfo, não seja cumprido antes que o Incra verifique os ocupantes que preenchem os requisitos legais para fins de reforma agrária.


Em conversa com O Liberal, o coordenador da Fetagri, José Gonçalves Moura, condenou o negócio de compra de lotes que vem sendo feito por parte da Fazenda Barra do Triunfo. “Estas vendas certamente serão questionadas na justiça, uma vez que os lotes estão situados em uma área de litígio agrário”. Disse Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário