EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ANELL APROVOU EDITAL PARA LEILÃO PARA ESCOAMENTO DE ENERGIA EM BELO MONTE

Sistema de transmissão terá 46 meses de prazo para ficar pronto, com entrada em operação prevista para janeiro de 2018.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira o edital do leilão do sistema de transmissão principal para o escoamento de energia da hidrelétrica Belo Monte, que deve ser publicado no dia 27 de dezembro, com realização do certame em 7 de fevereiro de 2014. O leilão deverá ser dividido em dois lotes, um deles com subestações conversoras no Pará e em Minas Gerais. Já o lote B será composto pela linha de transmissão Xingu-Estreito, em 800 kV e cerca de 2.100 quilômetros de extensão, passando por Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

A Receita Anual Permitida (RAP) máxima no leilão será de cerca de 701 milhões de reais. Vence o leilão o proponente que oferecer o maior desconto em relação às RAPs máximas permitidas para cada lote. O investimento total estimado no projeto é de 5,1 bilhões de reais – 2,4 bilhões de reais para a linha de transmissão e 2,7 bilhões de reais para as estações conversoras.

O sistema terá capacidade de transmissão de um grande bloco de energia, referente a 4 mil megawatts. Serão 4.500 torres de transmissão necessárias para construir a linha, que demandarão 64 mil toneladas de aço. O sistema de transmissão terá 46 meses de prazo para ficar pronto, com entrada em operação prevista para janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário