EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DIREITOS HUMANOS PREMIAM SINDICALISTA E JUIZ

Antonia Melo e Jonatas Andrade receberam o prêmio João Canuto no Rio de Janeiro.

A coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antonia Melo, recebeu na segunda-feira,09, no Rio de Janeiro, o prêmio João Canuto de Direitos Humanos, outorgado pelo Movimento Humanos Direitos (MHuD) por sua luta histórica contra a hidrelétrica de Belo Monte. Junto com Melo, outros dez defensores dos direitos humanos também foram premiados. O frei Henry de Rosiers, da prelazia de Xinguara, e o juiz do trabalho Jonatas Andrades, também foram agraciados com o prêmio João Canuto.

Organização sediada no Rio de Janeiros, criada e composta por atores como Dira Paes, Leticia Sabatella, Camila Pitanga, Wagner Moura, jornalistas e intelectuais, o MHuD tem premiado desde 2004 personalidades e lideranças que se destacaram na luta contra todos os tipos de violação dos direitos humanos. Comemorando 10 anos de existência do movimento este ano, a cerimônia da premiação João Canuto contou com participações especiais, como a cantora Elba Ramalho.

O juiz Jônatas dos Santos Andrade, que é juiz federal do trabalho há 12 anos, destacou-se por sua coragem em punir duramente pessoas e empresas acusadas de escravocratas, condenando uma empresa a pagar R$ 6.600.000,00 por danos morais; determinando o leilão do gado de um fazendeiro acusado de crimes contra os trabalhadores de Rondon do Pará. Por sua atuação firme, foi ameaçado de morte.

Coube à Jônatas Andrade participação na criação do GAETE – Grupo Interinstitucional de Erradicação do Trabalho Escravo – que mantem com recursos provenientes de condenações pela incursão no crime da escravização de pessoas. Este ano o juiz recebeu da Presidente Dilma Rousseff o Prêmio Direitos Humanos 2012, na Categoria Erradicação do Trabalho Escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário