EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MERENDA DE PARAGOMINAS É PREMIADA EM BRASÍLIA

Prêmio é uma atividade de avaliação de boas gestões públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar

O prefeito de Paragominas, Paulo Pombo Tocantins, recebeu ontem em Brasília, o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. A honraria foi entregue pela ONG Ação Fome Zero, condecorando mais uma vez Paragominas como uma das cidades brasileiras que gerencia com responsabilidade a Merenda Escolar.

O Prêmio Merenda é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores. É uma das ações do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo geral é contribuir para que os recursos públicos previstos no PNAE sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino.  "Tenho orgulho de dizer que nossas crianças não são só bem alimentadas, mas bem nutridas e saudáveis, isso porque mantivemos a excelência na compra dos ingredientes da Merenda, além de contarmos com um time experiente e que cuida com muita responsabilidade e carinho do cardápio das escolas", afirma Tocantins.

Um dos segredos é a parceria com a agricultura familiar que fornece a maioria dos ingredientes que hoje compõe essa merenda. "Com a compra direta dos pequenos agricultores, conseguimos um preço bom e ganhamos em qualidade, garantindo o valor nutricional do menu das escolas municipais", conta Paulo. Hoje, a verba federal gira em torno dos 230 mil reais mensais e, a PMP investe também mais de 200 mil/mês para manter a qualidade do cardápio.

Há dez anos à frente da composição do cardápio está a nutricionista Galbani Cardoso. "Foi difícil introduzir verduras, legumes, hortaliças e frutas nessa alimentação porque os alunos, além de estarem acostumados com os enlatados nos refeitórios das escolas, também comiam isso em casa. ", relata Galbani. Outra grande conquista, segundo a nutricionista, é a merenda indígena. "Nas aldeias, seguimos a cultura alimentar deles, usando frutas e vegetais que costumam comer. Além disso, conseguimos que eles mesmo produzam parte desses alimentos. Investimos em uma pequena agroindústria, onde hoje eles fabricam a própria farinha e polpa de frutas", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário