EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 29 de junho de 2013

AMAT ASSINA TERMO PARA ERRADICAR TRABALHO INFANTIL


Norte é a única das cinco grandes regiões onde se registrou um aumento do quantitativo de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos.


A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, assinou na tarde de ontem, 26, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), durante a audiência pública de encerramento da Caravana do Norte Contra o Trabalho Infantil, o Termo de Compromisso para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Na ocasião, a prefeita representou todos os municípios de integração da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás, Amat Carajás.

A Caravana do Norte tem como objetivo articular a sociedade civil e autoridades públicas para fortalecer as ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil e definir estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. A mobilização chega ao fim em Belém do Pará, após percorrer os estados de Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Amazonas e Acre.

Durante o evento, foi apresentado o cenário do trabalho infantil no Norte, em especial no Pará que no demonstrativo é o Estado com o maior número absoluto de crianças e adolescentes na mesma faixa etária que estavam trabalhando: 180.088 em 2010, o que representa um percentual de 13,6%. No Brasil, entre as crianças e adolescentes ocupados nos serviços domésticos, em 2011, 93, 7% são meninas e 67% delas são negras.

Para a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, é necessária a criação de políticas públicas para combater o trabalho doméstico que expõe crianças e adolescentes a esforços físicos e jornadas excessivas e abusivas de trabalho. "Crianças precisam estar na escola, estudar e crescer como criança, para futuramente representarem nossos municípios, nosso estado e nosso país. É preciso investir na educação e em cursos profissionalizantes para os jovens, colocar em prática ações efetivas para estimular o crescimento intelectual e social", disse Cristina.

O Norte é a única das cinco grandes regiões onde se registrou um aumento do quantitativo de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em situação de trabalho infantil, segundo o Censo de 2010 (IBGE). O Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente coordenou as ações da Caravana do Norte no Pará com a realização de atividades de sensibilização em busca de soluções efetivas para acabar com o trabalho doméstico e todo tipo de erradicação infantil.


PARAGOMINAS VAI REALIZAR CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE


Município conta com o trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que separam o lixo e vendem para o mercado local


O município de Paragominas realiza hoje, no Auditório Inocêncio Oliveira, do Sindicato dos Produtores Rurais, a terceira edição da sua Conferência de Meio Ambiente, com o tema "Resíduos Sólidos". Segundo a organização do evento, a conferência tem base na discussão em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS, aprovada após 21 anos de discussão no Congresso Nacional, que marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo a União, Estados e Municípios, norteando o setor produtivo e a sociedade na busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada de resíduos, que compromete a qualidade de vida do povo.

A escolha do tema como foco da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente é necessária para difundir informações, conhecer as iniciativas exitosas e os entraves na gestão de resíduos em Paragominas e, principalmente para mostrar à sociedade local que esses resíduos podem se transformar em um bem econômico e de valor social. Há 5 anos, o município conta com o trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paragominas, que separam o lixo e vendem para o mercado local e regional, mas ainda em baixa escala.

Serão debatidos 4 eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução de Impactos Ambientais; Educação Ambiental; e Geração de Trabalho, Emprego e Renda. Para o Secretário de Meio Ambiente, Felipe Zagalo, discutir o assunto "Resíduos Sólidos" é um desafio para todos os municípios brasileiros, para que se construa um grande pacto social de comprometimento sobre a destinação deste "lixo" e como ele poderá ser reaproveitado. "Discutir políticas públicas, principalmente no que diz respeito à destinação desse lixo é de fundamental importância, visto que podemos transformá-los em renda. O reaproveitamento dos resíduos sólidos reduz a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima, pois eles podem servir para a produção de novos produtos ou até fonte de energia", explica Zagalo. "A Conferência é um momento em que todos podem contribuir para a elaboração de uma política municipal de resíduos gerados, as respectivas alternativas de gestão e gerenciamento, bem como traçar metas para diferentes cenários.

Além disso, Paragominas já começou a elaboração de seu plano municipal e buscamos junto a outras cidades, modelos para trocar experiência e implantar ações exitosas por aqui também", diz o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.


PREFEITO DE MARABÁ GARANTE MUDANÇAS APÓS MANIFESTAÇÕES POPULARES


Apesar de ser hostilizado por grupo de populares, Salame considera reivindicações legítimas.


O prefeito de Marabá, João Salame Neto, anunciou ontem que a municipalidade irá adotar várias medidas depois dos manifestos ocorridos na quarta-feira, 26, em frente ao prédio da prefeitura. Para a imprensa, Salame afirmou que protestos fazem parte da democracia e que está sempre disposto a dialogar com os movimentos sociais. Em relação à principal reivindicação do movimento, a redução da tarifa de ônibus de R$ 2,00 para R$ 1,80, Salame garantiu que cabe ao Conselho Municipal de Transportes discutir a matéria.

Caso o movimento comprove ser possível a redução, Salame comprometeu-se em defender e sancionar a redução. Quanto ao passe livre para estudantes e desempregados, Salame voltou a afirmar que, caso haja margem dentro da planilha de custos, está pronto a defender a proposta. Salame lembrou que, na semana passada, mais 10 novos ônibus foram incorporados à frota e que, nos próximos dias, outros ônibus novos serão entregues à população. Em relação à retirada de uma das duas catracas utilizadas nos ônibus, Salame se disse completamente favorável à medida.

No que diz respeito à Saúde Pública, Salame afirmou que está em discussão a possibilidade de administração do Hospital Municipal por uma Organização Social. "Esta proposta consta de um debate que envolve os sindicatos, a Prefeitura, o Ministério Público e muito outros setores. Vamos discutir democraticamente uma forma de melhorar nossos serviços e fazer com que os médicos cumpram seus plantões com eficiência". Disse Salame. Com relação aos itens referentes à Educação, o gestor frisou que nove escolas, que foram deixadas inacabadas pela gestão anterior, estão sendo concluídas e que, apesar do recurso do Fundeb ser insuficiente para pagar a folha de pessoal da Secretaria de Educação, outras alternativas foram buscadas para garantir a construção das escolas.

Salame afirmou, ainda, que já foi definido o cronograma do processo de eleição direta para diretores da escola e que uma comissão formada por diversos segmentos, incluindo o sindicato que representa os docentes, está encarregada de realizar o pleito. Apesar de ter sido hostilizado por um pequeno grupo, João Salame avaliou como positivo o encontro com os manifestantes. "Lutei muito, enfrentando a Ditadura, para garantir o direito de manifestação de todos. Por isso, estes protestos são importantes". Finalizou o gestor.


GARIMPEIROS DEVASTAM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM MARABÁ


No Pará, existem 3 mil garimpos clandestinos que ameaçam unidades de conservação.

Uma área de proteção ambiental no sudeste do Pará foi alvo de invasão e garimpo ilegal. O crime foi descoberto durante uma operação do Ibama e Instituto Chico Mendes (ICMBio) no entorno da floresta nacional do Tapirapé Aquiri. Os 60 garimpeiros que trabalhavam no local foram obrigados a deixar a área. A floresta invadida possui quase 200 mil hectares e, de acordo com o ICMBio, a maior parte dos danos causados pela prática ilegal são incalculáveis e de difícil reversão. "Eles descaracterizam totalmente a bacia, inclusive alterando o curso de água, grutas, nascentes. Ou seja, o maior impactado são os recursos hídricos", explica José Scarpare, fiscal do Ibama.

Durante a operação, 6 escavadeiras foram apreendidas e os donos dos equipamentos foram autuados. Além disso, também foram recolhidas 30 motobombas, conhecidas como "chupadeiras". "Nós estávamos trabalhando, aí os órgãos vieram, levaram nossos equipamentos e quando olharam os documentos da cooperativa que nos contratou, viram que a documentação não valia, era tudo ilegal", conta o garimpeiro Divino Pereira.

O rio Pena Branca, que fica dentro da floresta Tapirapé Aquiri, foi o mais atingido pela atividade ilegal do garimpo. O mercúrio usado na extração do ouro atingiu a água, e após notar a diferente tonalidade do rio, fiscais do ICMBio suspeitaram do garimpo ilegal. Após o fechamento do garimpo, o Instituto Chico Mendes informou que vai intensificar o combate aos garimpos clandestinos na região. "A nossa ideia é ficar efetivamente fazendo o monitoramento para identificar as atividades ilícitas que estão colocando em risco as unidades de conservação e as áreas com recursos naturais representativos", garante o coordenador do ICMBio, Edilson Esteves.

De acordo com um levantamento realizado pelo instituto, atualmente, só no Pará, existem 3 mil garimpos clandestinos que ameaçam unidades de conservação, reservas indígenas e rios. A recuperação das áreas degradadas é o maior desafio dos ambientalistas. "Os prejuízos pra biodiversidade são incalculáveis, já que essa área é de dificílima recuperação. Serão necessários projetos de áreas degradadas e só após algumas décadas, a gente vai começar a ter um retorno, uma situação próxima à original, antes desse impacto", declara André Luis Vieira, chefe da floresta Tapirapé Aquiri.

O Instituto Chico Mendes aplicou multas aos responsáveis que chegam a até R$ 1 milhão. O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). Todo o maquinário apreendido está sob responsabilidade do Ibama.


PLANTÃO:

MP FISCALIZA REVITALIZAÇÃO DA PA 287

Com base em Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Estado (MPE), o promotor de justiça Ítalo Costa Dias, acompanhado por representantes da sociedade civil, realizou no dia (25) fiscalização nas obras de reforma na Rodovia PA 287, trecho que liga os municípios de Redenção a Conceição do Araguaia, sob supervisão do Engenheiro Flávio Matos.


BANDA DE PARAGOMINAS VAI SE APRESENTAR NO TEATRO DA PAZ

Domingo (30), a partir das 10 horas, no Theatro da Paz, ocorre mais uma edição d’O Toque Paraense das Bandas. A última atração do projeto no semestre é a Banda Municipal de Música Professor Daniel Nascimento, de Paragominas, apresentando um repertório que faz um tributo ao cantor Michael Jackson e inclui versões de sucessos da música paraense contemporânea, como "Ai, Menina", da cantora Lia Sophia. O projeto O Toque Paraense das Bandas foi criado com o intuito de ligar o universo musical que existe no interior ao ambiente profissional proporcionado pela capital, no Theatro da Paz, dando uma oportunidade para bandas que mais se destacam em outras localidades no Pará a mostrarem o seu valor e difundirem este trabalho tão importante aos cidadãos de Belém, numa vitrine crucial para o fomento da cultura no Estado.

MANIFESTANTES PROTESTAM EM FRENTE AO PRÉDIO DA PREFEITURA DE MARABÁ

Protesto reivindica redução do preço da passagem de ônibus e melhorias nos serviços públicos.


Cerca de 200 pessoas fizeram uma concentração em frente a prefeitura de Marabá depois de percorrer várias ruas do município. A manifestação faz parte do movimento nacional de protestos, que estão acontecendo em todo o país. O manifesto iniciou a tarde e chegou ao prédio da prefeitura no início da noite. O prefeito do município, João Salame, que se encontrava trabalhando em seu gabinete, foi até a porta da prefeitura, para receber o grupo de manifestantes, e ouvir suas reivindicações.

Ao chegar à frente do prédio, Salame deparou com forte aparato de segurança formado, grande parte pela Guarda Municipal. Antes de dirigir-se aos manifestantes, o prefeito determinou que a Guarda ficasse distante da prefeitura, permitindo a livre manifestação da população. Em seguida, o gestor ouviu atentamente as reivindicações dos manifestantes. Sobre a cobrança de que a prefeitura estaria agilizando a privatização do Hospital Municipal de Marabá, Salame relatou as dificuldades que vem encontrando para gerir, principalmente, a questão de cumprimento de horário por parte dos médicos e que tem pensando em terceirizar o hospital. "Não farei isso sem um debate amplo com a sociedade. Irei abrir audiências públicas, ouvir o Conselho Municipal de Saúde e demais segmentos da comunidade", garantiu.

Ao ser cobrado para que reduza a tarifa de ônibus de R$ 2, 00 para R$ 1,80, o prefeito pediu aos manifestantes que apresentasse a ele um estudo sobre a questão. "Convocarei o Conselho Municipal de Transporte para que discuta a reivindicação", falou. Depois da reunião com João Salame, os manifestantes deixaram a frente do prédio da prefeitura.

 

INSTITUTO ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM ALTAMIRA


Iasep buscando clínicas, laboratórios e profissionais que possam atender segurados.


O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) está com chamada pública aberta para a contratação de serviços médico, hospitalar e de diagnóstico em Altamira. O credenciamento ficará aberto até o dia 07 de julho. Os interessados podem retirar a Chamada Pública na sede do Iasep (Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1563), ou nos sites www.compraspara.pa.gov.br e www.iasep.pa.gov.br. "Nos dois primeiros anos da atual gestão, o Iasep credenciou 92 serviços no interior do estado, mas ainda estamos buscando clínicas, laboratórios e profissionais que possam atender nossos segurados", explica o presidente do Iasep, Kleber Miranda.

Além do credenciamento de serviços, o Iasep está levando para o interior as ações dos programas de prevenção Vitalidade (voltado aos pacientes acima de 60 anos) e Iasep Móvel, que leva atendimento médico ao local de trabalho do servidor. "Nós também estamos construindo novas agências nos municípios, para garantir aos segurados da rede estadual melhores condições de trabalho e atendimento de qualidade, em ambiente confortável, com todas as comodidades tecnológicas", afirma Miranda.

Em Altamira, o Iasep está credenciando os serviços clínicos de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, infectologia, nefrologia, nutrição, ortopedia e traumatologia pediátrica, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, homeopatia, mastologia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia, fisioterapia, fonoterapia, hemodiálise, terapia ocupacional, psicoterapia e odontologia básica.

Os serviços de apoio diagnóstico procurados pelo Iasep são os de análises clínicas, polissonografia, eletroneuromiografia, endoscopia, radiodiagnóstico e de diagnose especializada em cardiologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia e gastroenterologia. Além desses, o Iasep busca hospitais especializados em urgência e emergência, internação clínica, cirurgia, obstetrícia e pediatria, equipados com UTI adulto, neonatal e pediátrica.


 

CARAVANA PRO-PAZ REALIZA ATENDIMENTOS EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA



Foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos no município no última dia da caravana.


A Caravana Pro Paz Cidadania que está trabalhando na emissão de documentos e atendimento jurídico gratuitos à população do sul do Pará deixou, na terça-feira, 25, o município de Conceição do Araguaia, onde esteve por dois dias seguidos. Apenas no último dia de atendimento, quando a população compareceu em massa ao Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), espaço onde aconteceu a ação, foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos, entre os quais 536 emissões de carteiras de identidade, 117 carteiras de trabalho, 273 CPFs, 106 certidões de nascimento, 436 fotografias e 52 procedimentos jurídicos.

Segundo o técnico do Pro Paz, Anderson de Deus, o trabalho em Conceição do Araguaia superou as expectativas da organização e correu na mais absoluta tranquilidade, apesar da grande procura. "Mesmo que a gente acabe estendendo um pouco mais o horário de trabalho, ninguém sai sem o atendimento procurado", destacou.

Já o técnico da Defensoria Pública, Fábio Machado, explicou que um dos serviços mais procurados na Caravana é a emissão de fotografias, pois, na maioria das vezes as pessoas que vão em busca de um documento acabam não levando a fotografia necessária, ou então apresentam uma que não está adequada às exigências. "No caso da carteira de trabalho, por exemplo, a fotografia precisa levar um carimbo e não é qualquer papel fotográfico que absorve esse carimbo, daí a importância de se produzir a foto em um material específico", detalhou ele, que é responsável pela captura das imagens no mutirão.

Nesta quinta, 27, sexta, 28, e sábado, 29, a Caravana Pro Paz Cidadania, que conta com cerca de 50 servidores das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil e Defensoria Pública, chega ao município de Redenção, onde o atendimento acontecerá das 8 às 17h, na Escola Municipal Carlos Ribeiro.


 

MARABÁ VAI REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRABALHO INFANTIL


Autoridades querem evitar a exploração de menores durante a Feira Agropecuária do município.


A 2ª Vara do Trabalho de Marabá realiza às 15 horas da tarde de hoje uma audiência pública sobre trabalho infantil. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT). O evento foi propositadamente programado para ocorrer nas proximidades de abertura da Exposição Agropecuária de Marabá-Expoama, que será realizada de 6 a 14 julho.

A feira agropecuária, que chega à sua da 27ª edição, já é tradicional da região e movimenta milhões todos os anos, especialmente, em agronegócio, comércio, indústria, serviços e entretenimento. No ano passado, uma fiscalização do MPT, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, encontrou 3 adolescentes em situação de trabalho proibido na feira. Considerando a necessidade de cumprimento da legislação relativa à proibição de trabalho infantil e proteção do trabalho do adolescente, a audiência pública vem constituir uma medida pedagógica e preventiva.

Para o evento desta quinta-feira,27, foram convidados os Conselhos Tutelares, o Centro de Referência de Assistência Social, a Promotoria de Justiça - Vara da Infância e da Juventude, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, entidade promotora da Expoama. A audiência é aberta ao público e será presidida pelo procurador do trabalho Gustavo Domingues, que contará com o apoio dos procuradores Luciana Nóbrega e Rafael Mondego, também do Ministério Público do Trabalho.


 

CARROS DA FORÇA NACIOMAL ABANDONADOS EM SÃO FELIX






Viaturas eram usadas para garantir a segurança nas áreas indígenas da zona rural do município.
Seis caminhonetes da Força Nacional estão abandonados no pátio da prefeitura de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. De acordo com o prefeito da cidade, João Kleber, as viaturas, a maioria caminhonetes, foram deixados na garagem da prefeitura a mais de um ano por oficiais da Força Nacional. "Quando eu assumi a prefeitura, em janeiro de 2013, os carros já estavam no prédio da prefeitura". Disse João Kleber, frisando que a administração anterior alegou que os veículos foram guardados no pátio da municipalidade, porque não estavam em condições de circular, precisando de pequenos reparos.

As viaturas eram usadas para garantir a segurança nas áreas indígenas da zona rural de São Félix do Xingu. Para a reportagem de O Liberal, o prefeito João Kleber disse que já comunicou o caso ao Ministério da Justiça. "Enviamos ofício à Brasília pedindo providências, uma vez que trata-se de dinheiro público que está sendo dilapidado". Disse o gestor ressaltando que já formalizou um pedido solicitando que o Governo Federal efetue a doação dos veículos para o município. "Estes carros poderiam estar sendo utilizados em prol da população" Diz Kleber.

Por outro lado, de acordo com a Portaria 2.206 do Ministério da Justiça publicado no dia 07 de junho, a Força Nacional de Segurança Pública continuará a atuar na região do Xingu por mais quatro meses. Segundo o Ministério da Justiça a prorrogação foi necessária em virtude da Polícia Federal do Pará está necessitando de apoio na Operação Xingu. O ato visa garantir a segurança dos diversos órgãos e nas ações de desintrusão da Terra indígena Apyterewa, localizada em São Félix do Xingu.
Serão mais 120 dias de atuação da Força Nacional na região, a fim de preservar a ordem pública nas ações que ocorrem na terra indígena dos Apiterewas.


 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

RONDON DO PARÁ REALIZOU PROVAS DE TAMBOR E BALIZA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES


Evento avalia capacidade dos cavaleiros e antecede a Feira Agropecuária do Município
 
Centenas de pessoas participaram, ontem, da 2ª Prova de Tambor e Baliza, evento que antecede a Feira Agropecuária de Rondon do Pará, a Exporondon. As provas, que avaliam a potencialidade dos cavaleiros, aconteceram na Arena de Rodeios, no Parque de Exposições do município, situado às margens da BR 222. De acordo com os organizadores da Feira, a exporondon, que acontece no período de 20 a 28 de julho, tem por objetivo defender e representar a categoria dos produtores rurais dos ramos da agropecuária em geral, bem como do extrativismo rural. "Nossa intenção é congregar, defender e representar de maneira organizada os produtores rurais, visando ao desenvolvimento sustentável e próspero do agronegócio de Rondon do Pará". Disse João Malcher, presidente do Sindicato dos Produtores de Rondon.

A Feira Agropecuária de Rondon do Pará - EXPORONDON - é um dos maiores eventos da Região Norte, hoje reconhecida como uma das mais importantes feiras de agronegócio do país, envolvendo um público de aproximadamente 100 mil pessoas de todas as regiões do Pará e também de outros estados brasileiros como Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo.

A previsão dos organizadores para a 32ª edição da Exposição é de que o público ultrapasse 80 mil pessoas e o faturamento chegue a R$ 15 milhões. Tais números representam um incremento entre 10% e 20% em público e de pelo menos 10% em faturamento com leilões e bilheteria. A Exporondon, será uma das maiores dos últimos anos, na avaliação dos organizadores. Este ano, a cantora baiana Claudia Leite é a atração mais esperada.

O evento tem como parceiros a ACIRP e Clube de Diretores Lojistas, Banco Brasil, Banco da Amazônia, RBA Rede Brasil Amazônia de Comunicação, Dismacof, Skol, Distribuidora Alvorada, Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Senar, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Fundepec-PA, Vale Florestar.


 

PLANTÃO:


CURSO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM TUCURUÍ
Para dar continuidade ao processo de integração do Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) iniciou na segunda-feira (24), o Curso Nacional de??Promotor de Polícia Comunitária, no município de Tucuruí, no Centro de Convenções da Prefeitura. O curso tem carga horária de 40 horas/aula, com duas semanas de duração, e tem uma média de 40 participantes inscritos, entre eles Policiais Militares, Policiais Civis, Corpo de Bombeiros Militar e lideranças Comunitárias. Além de Tucuruí, o curso já foi realizado no município de Castanhal e ainda será ministrado ao longo do ano nos polos de Paragominas, Mosqueiro e Marabá.



LANÇADO EDITAL DE RESTAURAÇÃO DA BR 155
O edital do DNIT licitando a restauração e adequação da BR 155, num total de 344 quilômetros entre Redenção a Marabá, foi lançado no dia 18 deste mês de junho, em Brasília. O pregão eletrônico que indicará a empresa vencedora da licitação da obra está marcado para 1º de Julho de 2013, às 16 horas.
  

QUADRILHAS E BOIS-BUMBÁS ANIMAM OS FESTEJOS JUNINOS EM MARABÁ



Festividades encerram oficialmente no próximo domingo,30.


Os festejos juninos de Marabá, que iniciaram no final de semana se encerrarão no próximo domingo,30. Na abertura da festa, no sábado, 22, quadrilhas e bois-bumbás vindos de todos os cantos da cidade, partiram da praça para desfilar em direção à Orla do Tocantins. Foi o Arrastão Cultural, primeiro evento dos festejos, que levou música, dança e alegria à Cidade Centenária.

Em frente à Colônia de Pescadores Z-30 todos os grupos puderam se apresentar para um grande público, demonstrando que a cultura ganha cada vez mais espaço na cidade. Jovens, crianças e veteranos estiveram juntos para comemorar a quadra junina e celebrar a cultura popular.

De acordo com Claudio Feitosa, secretário de Cultura, a cultura comercial tem seu próprio espaço de divulgação, mas a cultura popular é quase sempre esquecida e isso precisa mudar. "Estamos insistindo na valorização da cultura popular. Incentivar todos aqueles que mantém nossas tradições é fundamental para manter viva nossa cultura". Na noite de ontem, começaram as etapas classificatórias do concurso de quadrilhas juninas que irão se apresentar no arraial armado na Orla do Tocantins, em frente à Colônia de Pescadores, Z-30.


 

CARAVANA PRÓ-PAZ REALIZOU MAIS DE MIL ATENDIMENTOS EM CUMARU DO NORTE


Cerca de 100 indígenas que moram às proximidades da sede do município também foram atendidos.

A Caravana Pro Paz Cidadania chegou no sábado, 22, ao município de Cumaru do Norte, no sul do Pará. No total, foram realizados 1.272 atendimentos, entre os quais 378 emissões de carteiras de identidade, 207 CPFs, 164 carteiras de trabalho, 64 certidões de nascimento e 48 atendimentos jurídicos. Cerca de 100 indígenas que moram às proximidades da sede do município, cercado por pequenas aldeias sobretudo da etnia Kaiapó , também foram atendidos.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Andradina Souza, no caso dos indígenas, o processo começa pela transformação do Registro Administrativo de Nascimento do Índio (Rani) - emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) no momento do nascimento em uma certidão de nascimento civil, como a de qualquer cidadão brasileiro. É somente a partir daí que podem ser confeccionados os outros documentos, como RG, CPF e carteira de trabalho. "Em Cumaru do Norte, nós priorizamos essa demanda para que os índios pudessem voltar com a maior brevidade às suas aldeias", explicou.

Moradores não indígenas da cidade também foram beneficiados pela ação. A Caravana Pro Paz Cidadania está oferecendo gratuitamente serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico para a população do sul e sudeste do Pará. Para isso, conta com cerca de 50 servidores do Pro Paz, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil e Defensoria Pública. Nesta etapa, que começou no último dia 17, serão percorridos 19 municípios até o dia 1º de agosto. O atendimento é gratuito e acontece das 8 às 17h.


 

ORLA DE MARABÁ RECEBEU VERSÃO DO 24 PREMIO DA MÚSICA BRASILEIRA


Roteiro da turnê traz na bagagem Adriana Calcanhotto, João Bosco, Roberta Sá, Zélia Duncan e Zé Renato.


A versão do 24º Prêmio da Música Brasileira, chegou a Marabá no domingo, 23, com shows de grandes nomes da MPB na Orla do rio Tocantins, próximo à Colônia Z-30, na Marabá Pioneira. O show foi mais homenagem da mineradora Vale pelo centenário de Marabá. O Prêmio da Música Brasileira está tendo uma versão itinerante pelo terceiro ano consecutivo. Em 2013, a turnê está ainda maior, passando por nove cidades, incluindo Marabá. Todas as apresentações são gratuitas, com shows ao ar livre, como em nossa cidade.

A 24ª edição do Prêmio da Música homenageia Tom Jobim. E justamente a obra do maestro soberano será a base do roteiro da turnê, que traz na bagagem Adriana Calcanhotto, João Bosco, Roberta Sá, Zélia Duncan e Zé Renato. Com apresentação de Murilo Rosa, a turnê começou por São Luís (18/6) e passou ainda por Parauapebas (21/6), e segue para Belém (26/6), São Paulo (28/6), Vitória (30/6), Belo Horizonte (3/7) e Itabira (5/7), encerrando no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho.

A turnê itinerante do Prêmio da Música Brasileira percorrerá o Brasil com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. Para a versão itinerante, o diretor e roteirista José Maurício Machline criou um novo roteiro, mostrando toda a riqueza da obra de Tom Jobim. "A turnê itinerante a cada ano só nos dá mais alegria. É lindo ver a música brasileira viajando pelo país, indo onde o povo está, em total sintonia com o espírito do Prêmio".

Criada em 1988, a premiação de maior prestígio da música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional, como aconteceu em 2012, quando apresentou para todo o Brasil a revelação pernambucana Herbert Lucena.

O Prêmio da Música Brasileira valoriza a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país. A cada ano um artista é homenageado. Para a edição 2013 o escolhido foi o maestro Antônio Carlos Jobim. Compositor, cantor, maestro, pianista, arranjador e violinista, Tom é considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone e foi um dos criadores do movimento da Bossa Nova.

 

MARABÁ VAI REALIZAR 27ª FEIRA AGROPECUÁRIA


Evento conta com a participação dos maiores pecuaristas da região.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá está cuidando dos últimos preparativos para a realização da 27ª edição da Expoama, Exposição Agropecuária de Marabá, que acontece de 06 a 14 de junho no Parque de Exposições da cidade. A Feira tem contornos e plataformas diversas, entre elas as de evento e exposição de negócios, festival de música e entretenimento e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro. Este ano, a cantora Paula Fernandes será a grande atração da festa.

De acordo com Antônio Miranda Sobrinho, presidente do Sindicato dos Produtores, a Expoama é um evento já consolidado e tem como foco a difusão de tecnologias nas áreas de atuação, especialmente do agronegócio, comércio, indústria, serviços e entretenimento. "Este evento se constitui em uma grande oportunidade para geração de negócios, através do lançamento de produtos e serviços, exposição de animais de alto valor genético, alternativas para a agroindústria, além da prospecção de novos clientes e parceiros". Afirma sobrinho ressaltando que a Feria também exerce uma forte atuação macro econômica regional, além de ser a maior vitrine do agronegócio do Estado.

Semanas antes de sua abertura, as maiores fazendas e estabelecimentos comerciais organizam equipes para uma cavalgada que se inicia logo ao raiar do dia e acaba sendo uma abertura simbólica dessa grande festa. A cada ano novos investidores apresentam seus produtos e serviços durante a exposição. A Expoama já ganhou notoriedade em todo o Brasil ao mostrar as excepcionais condições que a maior cidade do sul e sudeste do Pará oferece para implantação de novos negócios.

A estrutura mantém um dos melhores tatersais para leilões e exposições do país e oferece também áreas especificamente reservadas para expositores. Traz como atrações, exposições de maquinários, stands, animais, tecnologia de produção e rodeios profissionais, festivais musicais e artísticos, parque de diversões, gastronomia, cavalgada, leilões de gado, concursos leiteiros, e mostras culturais.


 

JUSTIÇA MANDA FAZENDEIRO DESOCUPAR TERRAS DA UNIÃO



Davi Resende Soares, prefeito de Ulianópolis, é um dos maiores grileiros de terra do Pará.

A Justiça Federal de Altamira, acatando a uma Ação Civil Pública oferecida pelo Ministério Público Federal, determinou que o fazendeiro Davi Resende Soares, atual prefeito de Ulianópolis, desocupe imediatamente inúmeros imóveis rurais de propriedade da União, situados nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, na região do Xingú. Em caso de descumprimento da decisão judicial, foi estipulada multa diária de R$ 100 mil reais. Todos os imóveis estão registrados no cartório de imóveis de Altamira sob os números 15061, 15062, 15.063, 7.269, 13.184, 13.186, 7.271, 13.188, 13.189, 15.064, 15.065, 15.059, 15.060, 7270, 13.185 e 13.187.

Recentemente, a juíza federal, Hind Grassan Kayath, negou Agravo de Instrumento protocolado pelo fazendeiro, com pedido de atribuição de efeito suspensivo a decisão. Em contra razões apresentadas no Agravo protocolado pelos advogados do fazendeiro, a procuradora federal Gabriela Saraiva Vicente de Azevedo ressaltou que o MPF ajuizou a ação Civil Pública em tela contra os agravantes com o escopo de impedir a destruição ambiental de uma extensa área pertencente ao poder Público e usurpada por terceiros mediante meios comprovadamente ilícitos.

De acordo com a procuradora, os imóveis rurais objetos da Ação Civil encontram em sua maioria inseridos em uma área grilada denominada "Boca do Iriri e Passay" que corresponde a uma extensão exorbitante de cento e trinta e três mil, seiscentos e vinte e um hectares (133.621 ha) de floresta nativa. "A área foi adquirida mediante processo expropriatório pelo Incra, sendo que o imóvel se encontrava irregularmente registrado em nome de Davi Resende Soares". Diz em contra-razões o MPF, ressaltando que mediante acompanhamento da correição efetuada no Cartório de Registro de Imóveis de Altamira pelo juiz corregedor, José Torquato de Alencar, foi verificada a ausência de título a fundamentar a suposta titularidade da área pelo fazendeiro.

Em face da ausência do regular título foi efetivada a devida correção com a certidão de titularidade da área em nome do Incra. "Observe-se que tal situação de flagrante irregularidade em registro de imóvel rural constitui parte integrante de uma triste realidade do cartório de Altamira. A constatação da existência de registros de enormes imóveis pertencentes ao Poder Público em nome de terceiros, sem qualquer título que os justifique, levou este órgão ministerial a mover pleito perante a corregedoria de justiça das comarcas do interior". Afirma a procuradora federal Gabriela Azevedo ressaltando que a desembargadora Osmarina Sampaio Nery determinou o bloqueio das matriculas dos imóveis Seringal Mossoró, Seringal Forte Veneza, Seringal Caxinguba, totalizando uma área imensa de 707, 135, ha (setecentos e sete mil, cento e trinta e cinco hectares).

De acordo com o Ministério Público Federal, também estão irregularmente registrados no nome do fazendeiro e da madeira São Bento os imóveis Fazenda cercado no Riacho da Corrente, Cercado no Riacho da Corrente I e II; Fazenda Riacho dos Bois e Fazenda Riacho dos Bois II e III, Fazenda Santo Antonio e Fazenda Santo Antonio I e II; Fazenda João Peres e Fazenda João Peres I; Fazenda Moreretuba e Fazenda Moretuba I e fazenda Rio Rio itatá e Rio itata I e II. "Conforme já devidamente demonstrado, todos os documentos existentes acerca das propriedades relacionados constituem registros eivados de falsidade". Diz o parecer do MPF frisando que as áreas correspondentes aos imóveis, quase na sua totalidade, estão situados na Gleba Ituna, sob jurisdição federal, arrecadada e matriculada pelo Incra, tendo áreas, inclusive, que incidem sob a área indígena Koatinemo.

O MPF ressalta ainda que o patrimônio Público foi usurpado por Davi Resende e pela madeireira São Bento, sendo que "o fazendeiro é responsável por grande instabilidade e insegurança na região, ao disseminar a violência com o fito de tirar pessoas que venham permanecer nas terras que pretensamente alegam que são suas, mas que sabidamente pertencem ao Estado".

Diz o parecer da procuradora lembrando que uma operação da Polícia Federal na área resultou na apreensão de vasta quantidade de munição, sendo que os graves indícios fundamentaram decretação da a prisão de Davi Resende, no dia 06 de outubro de 2006. "As matrículas relativas à área alegada como de propriedade do agravante são nulas. O patrimônio público foi usurpado pela agravante, sendo que as certidões falsamente constituídas permitiram a ocupação e exploração de terras públicas federais sem que houvesse o devido pagamento aos cofres públicos".

Prossegue o parecer do MPF frisando que é do conhecimento de todos, que a grilagem de terras públicas na região da Amazônia tem se mostrado um grave problema para a conservação do meio ambiente e do patrimônio público. "Por meio dessa prática ilegal, terras públicas são repassadas para o domínio particular sem qualquer benefício aos entes públicos. As consequências desses atos podem ser irreparáveis, pois contribuem para o desmatamento e comprometem o ecossistema da região, bem como dilapidam bens públicos que deveriam beneficiar toda a coletividade e não apenas um restrito grupo". Encerra o parecer da procuradora federal.

Por outro lado, o fazendeiro também responde a uma Ação Eleitoral, que tramita no TRE em Belém, sob a relatoria do desembargador Raimundo Holanda Reis, onde o mesmo é acusado de doar lotes pertencentes ao Incra em troca de votos. Também são acusadas da prática ilegal a mulher do fazendeiro, Suely Resende e a irmã do mesmo, Marta Resende Soares, ambas vereadoras no município de Ulianópolis.

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA VAI REALIZAR VESTIBULAR PARA NOVOS CURSOS EM PARAUAPEBAS

Atualmente, a instituição tem turmas regulares na cidade nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia florestal.

Durante uma reunião ocorrida esta semana, entre o prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano e uma comissão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o reitor da instituição, professor Sueo Numazawa, anunciou a realização de vestibular no final do ano para os cursos universitários de engenharia de produção e administração, possibilitada pela parceria entre a instituição e a prefeitura.

De acordo com esclarecimentos realizados durante a reunião, a UFRA pode ofertar qualquer curso superior e não apenas aqueles relacionados às ciências agrárias. Atualmente, a instituição tem turmas regulares na cidade nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia florestal.

O prefeito reforçou o seu compromisso de implantar em Parauapebas um centro de conhecimento, com polos universitários e cursos que possibilitem oportunidade de crescimento para os jovens da cidade, e por isso, disse que conta com a parceria da UFRA.   

Dentre os assuntos discutidos foram encaminhados alguns pontos para que a estrutura da instituição mude do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) para o prédio próprio. "Viemos hoje acertar os detalhes finais para nossa mudança, que queremos fazer em setembro", afirmou Kaliandra Alves, diretora da UFRA em Parauapebas.

Com a presença do secretário de obras na reunião, Dário Veloso, e do diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Rafael Cristo, o gestor garantiu à comissão, que contava com a presença de alunos da UFRA, a implantação de uma linha de transporte ligando o centro da cidade ao novo prédio, serviços de urbanização e iluminação para o campus, assim como a construção de uma quadra de esportes na área. "Nós estávamos com medo de não ter como nos deslocar, pois o campus fica distante do centro urbano, mas depois dessa reunião estamos certos do compromisso do prefeito em realizar essas e as outras demandas que encaminhamos", revelou o aluno de engenharia agronômica, Gilson Ribeiro.    

MINERADORA VALE REALIZA CURSO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM MARABÁ

Programação terá quatro dias de atividades, iniciando na segunda-feira, 24, e encerrando na próxima quinta-feira, 27. 

A mineradora Vale, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Associação de Moradores do Bairro São Félix, realiza esta semana um curso de Educação Alimentar em Marabá. O evento visa estimular o hábito para uma alimentação saudável e ensinar receitas de fácil preparo e que aproveitem integralmente os alimentos. A iniciativa está embasada no eixo de prevenção e promoção da saúde do Programa de Saúde da Fundação Vale, alinhada com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

A programação terá quatro dias de atividades, iniciando na segunda-feira, 24, e encerrando na próxima quinta-feira, 27, com aulas pela manhã e tarde. Foram ofertadas 120 vagas para diversas comunidades de Marabá, beneficiando pessoas que lidam diretamente com a manipulação de alimentos, como vendedores de comidas e merendeiras de creches, entre outros.

Além de orientações e dicas de como aproveitar parte dos alimentos que geralmente são descartadas, como cascas e sementes, os cursos vão ensinar também os cuidados necessários que se deve ter ao manipular os alimentos e como garantir sua correta conservação. As aulas acontecem na Associação dos Moradores do Bairro São Félix. O curso já passou pelas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

 

MOVIMENTO SEM TERRA INTERDITOU VÁRIAS RODOVIAS E AMEAÇ INVASÕES




Interdição aconteceu em vários municípios das regiões sul e sudeste do Pará.

O MST fechou várias rodovias no Sudeste do Pará na manhã de ontem. As interdições ocorreram próximo às Fazenda Cedro e Fazenda Rio Vermelho, na Rodovia Federal BR-155, antiga Rodovia PA-150, altura do km 53, em Marabá; Fazenda Maria Bonita, localizada na Rodovia PA-150, altura do km 125, Eldorado dos Carajás/ PA; e Rodovia PA-275.

Segundo informações apuradas no local, os autores do movimento dizem que reivindicam reforma agrária na região e estão agindo "solidariamente" às manifestações que atualmente ocorrem em todo o país. Em nota divulgada ontem, a empresa Agro Santa Bárbara declarou que "afim de prevenir responsabilidade, prover a conservação e ressalva de direitos e para manifestar qualquer intenção de modo formal, mais uma vez a Agro Santa Bárbara solicita às autoridades competentes que os fatos sejam apurados, solicitando providências imediatas para contê-los, bem como para resguardar o regular desempenho das atividades na Fazenda Cedro".

A empresa, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas, também ressaltou que enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e acionou a Delegacia Especial de Crimes Agrários (DECA), de Marabá, além de registrar boletim de ocorrência. Por volta de 21 horas da noite de ontem, os sem- terra liberaram o tráfego nas rodovias.


 

CINCO MUNICÍPIOS REALIZAM MANIFESTAÇÕES


População foi para as ruas em Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Paragominas e Ulianópolis.

Moradores de cinco municípios do sudeste paraense saíram às ruas na tarde de quinta-feira, 20, para dar solidariedade as manifestações que acontecem em todo o país. Em Ulianópolis, a população interditou por várias horas a BR 010 para protestar contra a falta de energia, que ocorre corriqueiramente no município. Durante o protesto, os moradores queimaram pneus e tiveram que enfrentar a truculência e despreparo da guarnição local da Polícia Militar, que efetuou disparos para o alto para dispersar a multidão. A rodovia só foi liberada por volta de 01:30 da madrugada de ontem.

No município de Parauapebas, aproximadamente 2.000 pessoas mobilizaram-se, em uma manifestação, que se concentrou na frente do prédio do Poder Legislativo, caminhando em direção a portaria da Flona de Carajás. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar do município a manifestação foi pacífica, não sendo registrados casos de violência ou atos de vandalismo. Apenas um caso extremo foi registrado pelo Tenente Coronel Mauro Sergio, comandante do 23º BPM, quando manifestantes tentaram atear fogo em um ônibus que realiza o transporte de funcionários de Carajás. No saldo da manifestação cinco pessoas foram autuadas e em seguida liberadas.

Em Marabá, foi registrada uma concentração de quase 2.000 pessoas que participaram de uma manifestação tranquila na noite de quinta-feira, 20. Os organizadores da manifestação mobilizaram os participantes pelas redes sociais e saíram da frente do Ginásio Olímpico de Marabá "Renato Veloso", com destino a Prefeitura Municipal. A manifestação foi denominada de a "Revolta do Centavo", Entre as principais reivindicações, destacou-se a desaprovação da PEC-37 e a indignação quanto aos desvios de recursos públicos, principalmente, de educação e saúde.

Os Moradores de Paragominas também foram às ruas para protestar com relação aos serviços públicos e reivindicando a não aprovações de alguns Projetos de Leis Complementar (PEC), com a PEC 37 que limita os poderes do Ministério Público. O movimento que iniciou em frente ao Parque Ambiental de Paragominas, aconteceu na tarde de ontem, 20. Com faixa e cartazes a manifestação teve dois quilômetros de percurso. Os manifestantes não aceitaram bandeiras políticas no protesto. Homens do 19º Batalhão de Polícia Militar, acompanharam a manifestação, sendo que não houve registro de vandalismo. A caminhada começou na avenida Jaime Longo, no bairro Promissão I e foi encerrado na praça Célio Miranda. Em Tucuruí a manifestação ocorreu em clima cívico. Sem nenhuma ocorrência de violência ou vandalismo os manifestantes caminharam a maior parte do tempo cantando o hino nacional.

 


 

terça-feira, 25 de junho de 2013

TRE CASSA DIPLOMA DE PREFEITA DE PALESTINA DO PARÁ



O Tribunal Regional Eleitoral, TRE, cassou na manhã de hoje, por cinco votos a zero, o diploma da prefeita de Palestina do Pará, Maria Ribeiro, e de sua vice, Maria Liduina Pantoja, pela prática de conduta vedada e captação de sufrágio (compra de votos), nas eleições municipais de 2012. O relator do Recurso foi o juiz Marco Antônio Castelo Branco que elaborou relatório, recomendando a cassação da gestor. Acompanharam o voto do relator os juízes: Ezilda Pastana Mutran, Raimundo Holanda Reis, Rui, João Batista dos Anjos.


Em seu relatório o juiz Marco Antônio Castelo Branco acompanhou parecer do Ministério Público, considerando que, no recurso, existiam provas e documentos suficientes para cassar os diplomas da prefeita e de sua vice. Em fevereiro deste ano, a Justiça Eleitoral de São João do Araguaia afastou a prefeita do cargo por práticas de crime eleitoral durante a campanha de 2012. A prefeita tucana foi reeleita com 2.338 votos (50,47%) pela Coligação "A vez do Povo Continua".

O juiz Luciano Mendes Scaliza, da 57ª Zona Eleitoral, julgou procedente a representação eleitoral formulada pela Coligação Majoritária "Palestina de volta ao Progresso" contra a prefeita e reconheceu a prática de condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais e captação ilícita de sufrágio. O juiz Luciano Scaliza também tornou a prefeita e a vice inelegíveis por um período de 8 anos subsequentes às eleições de 2012.
Em sua sentença, o juiz afirma ainda que, "para fins de incidência do art. 224 do Código Eleitoral, certifique-se nos autos o percentual de votos válidos obtidos pelas candidatas cujos diplomas foram cassados. Após a diligência, se superado o percentual de nulidade superior a 50% dos votos válidos, oficie-se ao E. Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, informando sobre a presente decisão e para que adote as providências que entender cabíveis".

Assume o cargo o presidente da Câmara Municipal de Palestina do Pará, vereador Adeuvaldo Pereira de Souza (PSDB). Os advogados da prefeita afastada já anunciaram que irão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, TSE.

sábado, 22 de junho de 2013

SEMELHANÇA ENTRE DAVI RESENDE E O PALHAÇO TIRIRICA




Um usou a piada para se eleger deputado federal. O outro faz piada com a paciência da população de Ulianópolis. Um já fez a prova e provou ser alfabetizado. O outro depende do Ministro Marco Aurélio Mello para evitar o vexame.

O fazendeiro Davi Resende Soares, que durante anos alimentou, e se beneficiou com a fama de coronel, colhe agora o fruto de uma trajetória de vida pontilhada por um misto de individualismo, orgulho, esperteza, desonestidade e mania de grandeza. Todos esses adjetivos podem ser aplicados aos demais membros da numerosa família, incluído a esposa Suely Resende, (lobo vestido em pele de cordeiro) e a destemperada Marta Resende, que não teve competência nem mesmo para se matar.

Uma das marcas de Davi Resende, certamente é a teimosia, que já lhe trouxe muitos dissabores e é a responsável pela aventura suicida da candidatura a prefeito de Ulianópolis. Hoje, depois de se expor de todas as formas (todas as picaretagens dele e da família vieram a tona), o antes todo poderoso amarga dias de pura incerteza, sendo apontado como o inimigo público n. 01 da cidade.

Há quem diga que Davi Resende caiu em desgraça (e não tem macumbeiro que mude isso), depois que decidiu não mais usar marionetes na direção da prefeitura, a exemplo do que fez com Suely Resende (que só faz o que o marido manda), e com o inexpressivo Jonas Santos, hoje rotulado como ladrão pelo fazendeiro.

Hoje, passados quase seis meses da posse, Davi não consegue convencer como prefeito. (até mesmo os mais tímidos o chamam de corrupto).  Pra completar, o diploma falso, de técnico em contabilidade, usado por ele de forma estupida na tentativa de ludibriar a justiça eleitoral, começa a dar dores de cabeça que certamente poderiam ter sido evitadas.

Se não fosse a candidatura, até hoje a grande maioria da população não saberia que o mesmo é semianalfabeto, ou analfabeto funcional, como rotulou o promotor Maurim Vergulino.

Agora, Davi corre o risco de ir parar na cadeia antes mesmo do julgamento pela morte do marceneiro Silvério Lourencine. E por uma fraude que até então só servia para manter o seu Brevê de piloto e seu porte de arma. O destino do registro do fazendeiro, que se diz prefeito e ninguém acredita, está nas mãos do ministro do TSE, Marco Aurélio Mello.

O episódio faz lembrar a história do palhaço Tiririca, que teve que fazer uma prova para comprovar alfabetização depois de ser eleito o deputado federal mais votado do país. No caso de Tiririca, suas palhaçadas lhe renderam uma avalanche de votos, a maioria de protestos contra os políticos oportunistas de plantão.

Já a história de Davi Resende é diferente, uma vez que o mesmo virou piada depois de receber uma pífia votação na eleição de 2012, tendo se transformado, da noite pro dia, em um verdadeiro “bobo da corte”. Durante o período eleitoral, Davi Resende, teve seus momentos de Tiririca, divulgando uma falsa pesquisa (feita por ele e Suely), onde o mesmo aparecia com mais de 70% dos votos do eleitorado.

As urnas mostraram o contrário e o fazendeiro virou a piada da cidade. Hoje, cercado de incompetência e desconfiança, Davi ainda tenta aplicar algumas lorotas, mesmo sabendo que ele não engana mais nem mesmo a própria família.  A piada mais recente, dá conta de que o fazendeiro teria recebido uma promessa, da presidente Dilma em pessoa, de que ninguém tocaria no seu registro.

Trocando em miúdos, o antes todo poderoso está recebendo o troco por ter enganado, por anos seguidos, uma população que até pouco tempo o conhecia como homem trabalhador e “honesto”.  Nos dias atuais, a população de Ulianópolis tirou a venda dos olhos e passou a enxergar um sujeito desonesto, mentiroso, saqueador do dinheiro público e capaz de tudo por dinheiro.

Anteriormente, todos achavam que a gulosa cunhada do fazendeiro, Élida Xavier, era a ovelha negra da família e a única a roubar descaradamente o dinheiro do povo. Hoje, todos sabem que, na verdade, Élida é fichinha perto de Davi e Suely, que se disfarçam de defunto para faturar o coveiro. É como diz o samba do saudoso sambista Dicró: “Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão”.    

sexta-feira, 21 de junho de 2013

REPASSE DO GOVERNO FEDERAL PARA ULIANÓPOLIS, EM JUNHO, CHEGA A QUASE 8 MILHÕES DE REAIS

21/06/2013    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    18:16:33
ULIANOPOLIS - PA
 
FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 
10.06.2013 PARCELA DE IPI 126.916,17 C
PARCELA DE IR 615.539,70 C
RETENCAO PASEP 7.424,55 D
DEDUCAO FUNDEB 148.491,17 D
TOTAL: 586.540,15 C
 
20.06.2013 PARCELA DE IPI 45.782,09 C
PARCELA DE IR 220.685,72 C
RETENCAO PASEP 2.664,67 D
DEDUCAO FUNDEB 53.293,55 D
TOTAL: 210.509,59 C
 
TOTAIS PARCELA DE IPI 172.698,26 C
PARCELA DE IR 836.225,42 C
RETENCAO PASEP 10.089,22 D
DEDUCAO FUNDEB 201.784,72 D
 
DEBITO FUNDO 211.873,94 D
CREDITO FUNDO 1.008.923,68 C
 
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 
10.06.2013 RETENCAO PASEP 70,57 D
DEDUCAO FUNDEB 1.764,28 D
ITR-NAO CONVEN 8.821,42 C
TOTAL: 6.986,57 C
 
TOTAIS RETENCAO PASEP 70,57 D
DEDUCAO FUNDEB 1.764,28 D
ITR-NAO CONVEN 8.821,42 C
 
DEBITO FUNDO 1.834,85 D
CREDITO FUNDO 8.821,42 C
 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 
05.06.2013 COMPLEM. UNIAO 526.197,91 C
 
10.06.2013 ORIGEM ITR 98,37 C
ORIGEM IPVA 8.474,87 C
ORIGEM ITCMD 232,33 C
ORIGEM IPI-EXP 9.540,67 C
ORIGEM ICMS EST 26.918,01 C
ORIGEM FPE 117.996,20 C
ORIGEM FPM 74.405,08 C
RED.COMP.UNIAO 2.140.451,88 C
EST.COMP.UNIAO 2.155.682,52 D
REDISTRIB.ITR 1.273,03 C
ESTORNO ITR 1.282,11 D
REDISTRIB.IPVA 75.370,27 C
ESTORNO IPVA 75.906,56 D
REDISTRIB.ITCMD 3.482,69 C
ESTORNO ITCMD 3.507,47 D
REDIST.IPI-EXP 63.232,12 C
ESTORNO IPI-EXP 63.682,03 D
REDIST.ICMS EST 1.532.669,00 C
ESTORN.ICMS EST 1.543.574,88 D
REDISTRIB. FPE 1.090.846,73 C
ESTORNO FPE 1.098.608,76 D
REDISTRIB. FPM 686.687,38 C
ESTORNO FPM 691.573,56 D
REDIST.LEI87/96 18.386,63 C
ESTORN.LEI87/96 18.517,46 D
TOTAL: 197.729,91 C
 
12.06.2013 ORIGEM IPVA 2.420,93 C
ORIGEM ITCMD 386,90 C
ORIGEM ICMS EST 16.523,18 C
TOTAL: 19.331,01 C
 
18.06.2013 ORIGEM IPVA 5.324,37 C
ORIGEM ITCMD 62,87 C
ORIGEM ICMS EST 44.744,60 C
TOTAL: 50.131,84 C
 
20.06.2013 ORIGEM ITR 24,20 C
ORIGEM IPVA 3.113,29 C
ORIGEM ITCMD 103,79 C
ORIGEM IPI-EXP 3.441,58 C
ORIGEM ICMS EST 299.490,33 C
ORIGEM FPE 42.348,90 C
ORIGEM FPM 26.624,95 C
TOTAL: 375.147,04 C
 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 526.197,91 C
ORIGEM ITR 122,57 C
ORIGEM IPVA 19.333,46 C
ORIGEM ITCMD 785,89 C
ORIGEM IPI-EXP 12.982,25 C
ORIGEM ICMS EST 387.676,12 C
ORIGEM FPE 160.345,10 C
ORIGEM FPM 101.030,03 C
RED.COMP.UNIAO 2.140.451,88 C
EST.COMP.UNIAO 2.155.682,52 D
REDISTRIB.ITR 1.273,03 C
ESTORNO ITR 1.282,11 D
REDISTRIB.IPVA 75.370,27 C
ESTORNO IPVA 75.906,56 D
REDISTRIB.ITCMD 3.482,69 C
ESTORNO ITCMD 3.507,47 D
REDIST.IPI-EXP 63.232,12 C
ESTORNO IPI-EXP 63.682,03 D
REDIST.ICMS EST 1.532.669,00 C
ESTORN.ICMS EST 1.543.574,88 D
REDISTRIB. FPE 1.090.846,73 C
ESTORNO FPE 1.098.608,76 D
REDISTRIB. FPM 686.687,38 C
ESTORNO FPM 691.573,56 D
REDIST.LEI87/96 18.386,63 C
ESTORN.LEI87/96 18.517,46 D
 
DEBITO FUNDO 5.652.335,35 D
CREDITO FUNDO 6.820.873,06 C
 
SNA - SIMPLES NACIONAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 
03.06.2013 SIMPLES NACION. 0,99 C
 
04.06.2013 SIMPLES NACION. 37,11 C
 
05.06.2013 SIMPLES NACION. 44,24 C
 
06.06.2013 SIMPLES NACION. 11,09 C
 
07.06.2013 SIMPLES NACION. 642,62 C
 
10.06.2013 SIMPLES NACION. 6,14 C
 
11.06.2013 SIMPLES NACION. 5,00 C
 
12.06.2013 SIMPLES NACION. 16,29 C
 
13.06.2013 SIMPLES NACION. 5,41 C
 
17.06.2013 SIMPLES NACION. 875,78 C
 
18.06.2013 SIMPLES NACION. 2.155,37 C
 
19.06.2013 SIMPLES NACION. 11,11 C
 
20.06.2013 SIMPLES NACION. 56,12 C
 
21.06.2013 SIMPLES NACION. 15,00 C
 
TOTAIS SIMPLES NACION. 3.882,27 C
 
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 3.882,27 C
 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
 
DEBITO BENEF. 5.866.044,14 D
CREDITO BENEF. 7.842.500,43 C