EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 4 de março de 2013

SINDICATO DOS PRODUTORES DE PARAGOMINAS SEDIA CURSO DE MANEJO RACIONAL DE BOVINOS

Evento será teórico e prático, com duração de três dias, e traz para a região grandes nomes da pesquisa agropecuária.

O projeto Pecuária Verde, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), organiza entre os dias 15 e 17 de março, o curso de Manejo Racional de Bovinos de Corte. O evento ocorrerá no auditório do SPRP, localizado no Parque de Exposições Almícar Tocantins, voltado para produtores, vaqueiros, profissionais e estudantes que atuam nas áreas de zootecnia, veterinária e agronomia de diversos municípios do Pará.

O curso será teórico e prático, com duração de três dias, e traz para a região grandes nomes da pesquisa agropecuária. Um deles é o pesquisador da Universidade Estadual Paulista Mateus Paranhos, escolhido este ano no ranking da Revista Dinheiro Rural como um dos 100 nomes mais influentes do Agronegócio na categoria Pesquisa. Paranhos também é uma referência em pesquisa quando o assunto é bem-estar animal, conceito científico que integra conhecimentos sobre comportamento animal e manejo racional. Também ministrarão o curso o doutor em Zootecnia Adriano Páscoa e zootecnista Murilo Quintiliano.

O manejo racional é aplicado em várias fases da criação de bovinos: nascimento desmama vacinação, transporte, por exemplo. As técnicas facilitam o relacionamento entre o criador e o animal, com o intuito de diminuir o estresse dos bovinos, melhorar a segurança dos trabalhadores e aumentar a produtividade. Pesquisas mostram que um animal menos estressado tem produtividade acima da meta, o chamado ganho diário de peso.

Em seu segundo ano de existência, o projeto Pecuária Verde volta sua atenção para a capacitação dos profissionais do campo. A grade de cursos voltados para essa temática será reforçada ao longo de 2013.  Segundo coordenador do projeto, Mauro Lúcio Costa, esta série de ações viabiliza a melhoria na produtividade das fazendas. “Entendemos que a capacitação dos trabalhadores é um dos principais desafios para o fortalecimento da pecuária sustentável”, finaliza Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário