Dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta segunda-feira (18) apontam que, no período de 15 a 18 de setembro, o Pará obteve 460 focos de queimadas distribuídas em 73 municípios.
De acordo com a Semas, o risco de fogo classificado como alto a crítico ficou concentrado sobre a região nordeste, na porção leste do sudeste, porção norte do Marajó e ao norte do município de Altamira.
Neste período, os municípios que obtiveram maiores registros de focos de queimadas foram: São Felix do Xingu (63 focos), Marabá (29 focos), seguidos pelos municípios de Altamira, Itaituba e Pacajá (ambos com 23 focos).
Segundo a Semas, queimadas provocadas em florestas é considerado um crime ambiental. Conforme consta no artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008 incorre em infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000 mil por hectare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário